"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

terça-feira, 10 de outubro de 2017

I Mostra de Geografia do colégio Rômulo Galvão em Elísio Medrado.


Aconteceu no dia 10 de outubro do ano em curso, a I Mostra de Geografia do colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, coordenado pelo Professor Antonio Tadeu.  
O evento foi idealizado pelos discentes do 2º ano do Ensino Médio e  teve como objetivo refletir sobre os impacto gerados pelos diferentes tipos de energia no espaço natural e geográfico.


 Assim, elegeram-se para a demonstração, através de maquetes: as energias Nuclear, Hidrelétrica e o Carvão Mineral.


Além da exposição das maquetes, seguida das excelentes explicações dos discentes sobre como são produzidas e sobre como alteram o espaço natural e geográfico, houve também a apresentação de duas músicas em formato de Rap, composta pelo aluno Werlison. As composições versam sobre a importância da tomada de consciência para  preservação da natureza e os espaços vividos pelos sujeitos para a construção das suas identidades.


O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
Portanto, todos esses temas são objeto de estudo da Geografia, em especial a análise do espaço geográfico. Sendo assim, o educador dessa disciplina deve despertar o senso crítico dos estudantes a respeito das transformações espaciais promovidas pela intervenção humana, proporcionando aulas atrativas e esclarecedoras.

Em fim, os alunos do 2º ano deram um show nas apresentações de conscientização e despertou nos visitantes uma maior consciência de seu papel no lugar onde vive.



Nenhum comentário:

Postar um comentário