"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Gincana Interdisciplinar do Rômulo Galvão de Elísio Medrado foi um sucesso!


Nos dias 23 a 27 de outubro do ano em curso, aconteceu  a primeira  Gincana Interdisciplinar do Rômulo Galvão, cujo tema: aprendendo a conviver com a diversidade.  um dos principais objetivos da Gincana, foi possibilitar a socialização, interação e integração dos educandos e docentes, com   propostas   e   desafios   que   levaram  todos a estabelecer relações de respeito e harmonia.


Baseada em uma educação respaldada no pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações, às quais proporcionam a construção do conhecimento, foram apresentadas atividades   interdisciplinares, que possibilitaram a troca   de experiências e   socialização  entre discentes  e  docentes, e promoveram um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem, com destaque ao eixo norteador, que é a percepção da importância dos valores morais e  éticos.


A Gincana foi composta de 20 tarefas interdisciplinares que priorizaram o protagonismo discente, através de provas que exigiam dos participantes a reflexão diante das relações sociais imbricadas na diversidade, visando sempre o respeito ao outro, sejam nas atividades recreativas como campeonato de futsal, e as interventivas como a produção de vídeos educativos de combate ao preconceito, valorização da família, caça tesouro, entre outros.



Os resultados obtidos foram além do esperado. Foi possível perceber o desenvolvimento de conhecimento e atitudes que impactaram diretamente na convivência no ambiente escolar, tudo isso  porque as equipes eram compostas por alunos de todas as turmas dos turnos matutino e vespertino, facilitando a aproximação do que antes era visto como estranho e que após a gincana passou a ser percebido como natural, evitando preconceitos e favorecendo a um ambiente mais harmonioso e feliz.


Durante a avaliação, alguns alunos relataram de maneira positiva o que foi proporcionado pelo projeto: "Quando falou em gincana, eu fiquei muito chateada, só pelo fato de ser junto com os alunos do período da manhã, pois achava que eram todos metidos e arrogantes, mas, você mudaram todo esse conceito, são pessoas maravilhosas e amigas...
Adorei a gincana só por tá  ao lado de vocês", disse uma das alunas.

 

São depoimentos como esses que mostramos que é possível sim, fazer uma educação transformadora, onde apenas uma nota é insuficiente para mensurar a grandiosidade dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário