"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sábado, 23 de setembro de 2017

SAÚDE, CIDADANIA e CULTURA comprovada no TRANSFORMAÊ do Colégio Rômulo Galvão de Elísio Medrado.


Promover o protagonismo estudantil dos nossos alunos, professores, gestores e comunidade Escolar é uma prática constante do Colégio Estadual Democrático professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado. Dessa vez em meio a vários projetos realizados na Unidade Escolar, destaca-se o nosso primeiro Transformaê um movimento educativo-cultural cujo tema geral foi “Tomando Partido pela Escola”.


O Evento aconteceu nesta quinta-feira dia 21 de setembro,  foi uma ação marcada por 12 horas seguidas, simultaneamente, de apresentações artísticas, culturais e de educação em saúde e cidadania, além de debates com a comunidade escolar e local, dando visibilidade às ações e atividades inerentes à produção coletiva dos(as) estudantes, professores(as), funcionários(as), equipe gestora, pais/mães/responsáveis e comunidade local.

A Unidade Escolar firmou parceria com a secretaria de saúde, de educação, prefeitura municipal  e as alunas do município do curso de direito da FACEMP – Faculdade de Ciências Empresariais de Santo Antônio de Jesus, e demais colaboradores para realizar ações de saúde e de direitos jurídicos para nossos alunos e seus responsáveis.


Além disso, nossos professores se reuniram e montaram um plantão pedagógico para atender de forma exclusiva,  cada pai, mãe ou responsável  pelos alunos da escola.

Assim, os pais e demais visitantes eram atendidos simultaneamente, pelos professores, pela equipe de saúde montada e pelos estudantes de direito. Após os atendimentos eles eram convidados para prestigiar as produções de vídeos educativos dos alunos exibidos pelo grupo JOVENS EM REDE, grupo esse, muito respeitado, que realiza um trabalho de conscientização e cidadania no município através das redes sociais.


Pensar em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de cidadãos.


A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela.


A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. É nesse sentido que promovemos  o #TRANSFORMAÊ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário