Notícias
Escolas
Colégio Rômulo Galvão realiza olimpíada em Elísio Medrado
O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, realiza, de 6 a 10 de dezembro, a Olimpíada do Rômulo Galvão 2010. O evento encerra as atividades propostas pelos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador desenvolvida pelos estudantes do colégio, em 2010.
As oficinas, oferecidas por meio dos programas, compreendem aulas de futsal, tênis de mesa, dama e xadrez, e são frequentadas pelos estudantes em turno diferente do período letivo escolar. “Os que estudam pela manhã, por exemplo, lancham e almoçam na escola e, no turno da tarde, participam das oficinas”, explica o diretor do colégio Williams Panfile Brandão.
O diretor destaca que 72% desses estudantes moram na zona rural. “Em 2010, conseguimos diminuir a evasão escolar por conta desses dois programas. O esporte os motiva a estudar, eles apresentam um rendimento bem maior, ficam mais tranquilos, aprendem a cumprir regras e se aproximam da escola”, comemora Williams.
Mais Educação – O programa Mais Educação oferece a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas, em horário diferente do turno letivo escolar, e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.
Elaborado pelo governo federal, o Mais Educação é um programa interministerial e, no estado da Bahia, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com os Ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Ciência e Tecnologia; do Esporte; do Meio Ambiente; da Cultura e com a Secretaria Nacional da Juventude.
Na Bahia, o programa teve início em 2008, com a participação de 130 escolas públicas da rede estadual de ensino fundamental, localizadas na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em 2009, o Mais Educação atendeu a 150 unidades escolares do ensino fundamental e a mais 15 unidades escolares estaduais de ensino médio, totalizando 165 unidades escolares da rede estadual de ensino.
Em 2010, com a expansão do programa, foram cadastradas mais 186 escolas da rede estadual, as quais, somadas às anteriores, totalizam 397 unidades escolares do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino, atendendo, além da capital, mais 11 municípios baianos: Feira de Santana (58); Alagoinhas (13); Ilhéus (17), Itabuna (17); Eunápolis (8); Paulo Afonso (3); Jequié (10); Juazeiro (18); Vitória da Conquista (20); Salvador e região metropolitana (208); Barreiras (8) e Santo Amaro (3).
Ensino Médio Inovador - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia visando à melhoria da qualidade do ensino médio nas escolas públicas estaduais incorporou-se ao Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, e tem tomado iniciativas para transformar a organização curricular, focalizando o ensino orientado à formação de leitores, realização de práticas científicas em experimentos das ciências da natureza, apreensão das artes como elemento estruturante da cultura, dentre outros, promovendo, ainda, os seguintes impactos e transformações: superação das desigualdades e oportunidades educacionais; universalização e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio; consolidação da identidade desta etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos; oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos, reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis.
Na Bahia, 24 unidades escolares são atendidas pelo programa, sendo duas (02) na capital e vinte e duas (22) situadas na região do semiárido baiano, nos municípios da circunscrição de 21 Diretorias Regionais (Direc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário