"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ensino Médio Inovador: MEC visita escolas da rede estadual





Por ascom2
criado 20/12/2010


Representantes do Ministério da Educação (MEC) foram recebidos com entusiasmo em três escolas da Rede Estadual, nos dias 15 e 16 de Dezembro. O objetivo da Visita era acompanhar o desempenho do Programa Ensino Médio Inovador, que promove a permanência de 22.853 estudantes participantes nas escolas em jornada ampliada. O programa é desenvolvido em todos os estados, sendo que, na Bahia e no Mato Grossodo Sul, ele acontece de forma pioneira, em articulação com o Programa Mais Educação, do MEC.
Na visita ao Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, no Município de Elísio Medrado (232 Km de Salvador), os estudantes mostraram experiências de laborátorio e atividades das oficinas de arte realizadas durante o ano. Para a vice-diretora Rita de Cassia Cuevas, o Ensino Médio Inovador proporciona a articulação entre a teoria e a prática . "A gente percebe o comprometimento dos alunos com o aprendizado por que eles gostam de participar. Vi resultados maravilhosos, entre criações, pinturas e esculturas. Em uma aula normal, eles não teriam tempo para realizar", explica.
Além do Rômulo Galvão, foram visitados vo Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, e o Colégio Estadual Professor Aloisio Dias, no Munícipio de Mutuipe. O resultado da visita será divulgado em Janeiro. Nossa expectativa é uma resposta positiva, para que possamos ampliar o programa para mais escolas", afirma Gilson Lima, da Coordenação do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Programa que nesse ano investiu cerca de 4 milhões em 24 unidades, tem a expectativa de ser implantado em todas as séries do Ensino Médio de forma gradual. Iniciado neste ano, ele atendeu aos estudantes do 1º ano e, em 2011, vai abranger também o 2º ano

Aintenção do Ensino Médio Inovador é estimular estas redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia, literatura e cultura, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente. Durante o tempo que permanecem em atividades na escola, os estudantes tem direito a lanche e almoço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário