"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A todos da família RG

Mais um Ano se finda...
Nós agradecemos a Jesus nosso Mestre Maior por mais um ano de atividade e pelas oportunidades de trabalho que nos foram oferecidas.
Lembremos sempre que o nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco
Assim, que neste ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos em busca de um mundo melhor cheio de PAZ, COMPREENSÃO E AMOR e de uma educação de excelência.
Que o ano novo renove nossas esperanças e que a estrela resplandeça em nossas vidas e que o fulgor dos nossos corações unidos intensifique a manifestação de um 2011 repleto de vitórias.
A todos vocês companheiros de jornada desejamos que as experiências próximas do ano vindouro sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas
E que todos tenham muita paz em seu contínuo despertar.
Obrigado pelo excelente trabalho realizado em 2010 e que 2011 seja ainda mais produtivo.

Equipe gestora

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ensino Médio Inovador: MEC visita escolas da rede estadual





Por ascom2
criado 20/12/2010


Representantes do Ministério da Educação (MEC) foram recebidos com entusiasmo em três escolas da Rede Estadual, nos dias 15 e 16 de Dezembro. O objetivo da Visita era acompanhar o desempenho do Programa Ensino Médio Inovador, que promove a permanência de 22.853 estudantes participantes nas escolas em jornada ampliada. O programa é desenvolvido em todos os estados, sendo que, na Bahia e no Mato Grossodo Sul, ele acontece de forma pioneira, em articulação com o Programa Mais Educação, do MEC.
Na visita ao Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, no Município de Elísio Medrado (232 Km de Salvador), os estudantes mostraram experiências de laborátorio e atividades das oficinas de arte realizadas durante o ano. Para a vice-diretora Rita de Cassia Cuevas, o Ensino Médio Inovador proporciona a articulação entre a teoria e a prática . "A gente percebe o comprometimento dos alunos com o aprendizado por que eles gostam de participar. Vi resultados maravilhosos, entre criações, pinturas e esculturas. Em uma aula normal, eles não teriam tempo para realizar", explica.
Além do Rômulo Galvão, foram visitados vo Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, e o Colégio Estadual Professor Aloisio Dias, no Munícipio de Mutuipe. O resultado da visita será divulgado em Janeiro. Nossa expectativa é uma resposta positiva, para que possamos ampliar o programa para mais escolas", afirma Gilson Lima, da Coordenação do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Programa que nesse ano investiu cerca de 4 milhões em 24 unidades, tem a expectativa de ser implantado em todas as séries do Ensino Médio de forma gradual. Iniciado neste ano, ele atendeu aos estudantes do 1º ano e, em 2011, vai abranger também o 2º ano

Aintenção do Ensino Médio Inovador é estimular estas redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia, literatura e cultura, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente. Durante o tempo que permanecem em atividades na escola, os estudantes tem direito a lanche e almoço.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MEC visita o Rômulo Galvão

No dia 16 de dezembro, fomos agraciados com a visita da professora Maria Beatriz, representando o MEC, para acompanhar o desenvolvimento do Ensino Médio Inovador neste colégio. No começo da manhã, a professora assitiu a uma demonstração realizada pelos aprendizes da oficina de Ciências da Natureza e demonstrou grande interesse em cada experiência apresentada, sempre questionando e interagindo com os estudantes. Vale ressaltar que a todo momento, a professora esteve acompanhada pelo professor da oficina Edmilson dos Santos Macêdo e pelo gestor Williams Panfile dos Santos Brandão.


    Logo após, visitou a exposição com o material confeccionado pelos aprendizes na oficina de Artes, a qual cada aluno apresentou os trabalhos e as técnicas utilizadas na realização das pinturas, das esculturas e demais objetos. E o professor Mário Sérgio Campos se fez presente para auxiliar seus aprendizes nas explicações, juntamente com a professora articuladora Irenice Peixoto S. de Andrade.

    Também contamos com a presença das professoras Naura Paes e Ana Trigo da Coordenação do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)  e da professora Graça Maria Magalhães diretora da DIREC 29, Amargosa - Ba. Todas ficaram entusiasmadas com a desenvoltura dos nossos educandos ao demonstrarem que as oficinas são, de fato, eficazes na compreensão dos conteúdos. Sendo assim, são de suma importância para que exista uma educação de qualidade na escola pública.



Os aprendizes da 5ª série do Ensino Fundamental II também deram sua contribuição com a apresentação dos conteúdos assimilados na oficina de Geociências, com o Projeto "Olhos D'Água", deixando todos encantados com o desempenho.
Logo após a essas atividades, a professora Maria Beatriz, carinhosamente denominada Mana, convidou os aprendizes do Ensino Médio Inovador para uma conversa, na qual questionou a importância do EMI para seu crescimento intelectual e se existia interdisciplinaridade entre os conteúdos versados nas oficinas e nas disciplinas regulares, entre outros. Todos os aprendizes relataram suas experiências ao longo do ano letivo, destacaram a existência da interdisciplinaridade e ressaltaram a importância dos conhecimentos adquiridos nas oficinas para a vida, pois existe uma relação entre os conteúdos estudados e o cotidiano.
Em seguida, ela reuniu os professores para ouvir seus relatos, suas frustrações, suas vitórias, enfim, suas reflexões sobre a implantação do EMI nesta U.E. e os desafios encontrados por eles. 

 
Para encerrar a visitação, a professora Mana foi ofertada com uma cesta contendo produtos da região, um vídeo sobre o colégio e sobre o Ensino Médio Inovador com as atividades desenvolvidas nas oficinas e saboreou um delicioso almoço ao som da fanfarra do colégio.
 

Sendo assim, só temos que agradecer a visita da simpática professora Maria Beatriz.






sábado, 11 de dezembro de 2010

MEC acompanha implementação Ensino Médio Inovador na Bahia

Representantes do Ministério da Educação (MEC) chegam à Bahia no dia 15 de dezembro e permanecem até o dia 17 para acompanhar o desempenho do Programa Ensino Médio Inovador, no Estado. Eles visitarão unidades escolares nos municípios de Feira de Santana (Colégio Estadual General Osório), Elísio Medrado (Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão) e Serrinha (Colégio Estadual Josevaldo Lima).
O ano de 2010 foi o primeiro em que educadores de escolas baianas atuaram com base nas discussões propostas pelo Ensino Médio Inovador. O trabalho obteve destaque em todo o país, porque faz, de forma pioneira, uma articulação com outro Programa do Governo Federal, o Mais Educação, voltado, originalmente, para atender os estudantes do ensino fundamental.
“O MEC reconhecerá, na prática, o que acontece de diferente na Bahia em função desta articulação. Os resultados já foram relatados em encontros e documentos, mas agora eles terão a oportunidade de entrar nas escolas, de entrevistar estudantes e educadores”, diz Célia Tanajura, diretora de educação básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A diretora ratifica que o plano para a execução do Ensino Médio Inovador nas escolas da Bahia inclui a extensão dos benefícios do Mais Educação para os estudantes do ensino médio. “Trabalhamos o Ensino Médio Inovador paralelamente ao Mais Educação. É uma concepção que a Bahia divide apenas com o Estado do Mato Grosso e que, depois dessa visita, pode ser implantada nacionalmente”, esclarece Célia Tanajura.
Desde o início do ano, Bahia e Mato Grosso discutem, junto ao MEC, a transformação da articulação do Ensino Médio Inovador e do Mais Educação, em política pública de educação integral, com jornada ampliada e aplicação nas escolas estaduais do país.
Ensino Médio Inovador na Bahia – Atualmente, o Ensino Médio Inovador beneficia 22.853 estudantes na Bahia. Das 24 escolas que participam do Programa, 22 estão localizadas no interior do estado, no semiárido baiano. “Esta é uma região que sempre esteve em segundo plano até então”, justifica o superintende de desenvolvimento da educação básica da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo.
O Ensino Médio Inovador abrange a readequação dos espaços físicos das unidades escolares e a aquisição de equipamentos com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas em jornada ampliada. Durante o tempo que permanecem em atividade na escola, eles têm direito a lanche e almoço.
Para a diretora de educação básica do Estado da Bahia, Célia Tanajura, “mesmo em fase inicial, os benefícios à rede estadual de educação são visíveis. O Ensino Médio Inovador proporciona o debate em torno de questões como: a elaboração de uma matriz de referência, novos arranjos curriculares, transversalidade dos conteúdos, contextualização e interdisciplinaridades, revisão das diretrizes curriculares, articulação escola comunidade e educação integral em jornada ampliada”, conclui.
O Programa - O Programa Ensino Médio Inovador surgiu para incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular estas redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio: 1) Estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. 2) Oferecer ao estudante a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. 3) Associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber. 4) Valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento. 5) Garantir formação cultural ao estudante.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rádio Escolar


O Rômulo continua inovando. Foi implantada em nosso colégio a rádio escolar, que está funcionando em fase experimental e já é um sucesso. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimento. Os locutores são voluntários: os alunos Marcos, Edson, Joedson e Antonio e o professor Wellington.
É isso ai galera!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RÔMULO É DESTAQUE NO SITE DA SEC

Notícias

Escolas

Colégio Rômulo Galvão realiza olimpíada em Elísio Medrado

O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, realiza, de 6 a 10 de dezembro, a Olimpíada do Rômulo Galvão 2010. O evento encerra as atividades propostas pelos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador desenvolvida pelos estudantes do colégio, em 2010.

As oficinas, oferecidas por meio dos programas, compreendem aulas de futsal, tênis de mesa, dama e xadrez, e são frequentadas pelos estudantes em turno diferente do período letivo escolar. “Os que estudam pela manhã, por exemplo, lancham e almoçam na escola e, no turno da tarde, participam das oficinas”, explica o diretor do colégio Williams Panfile Brandão.

O diretor destaca que 72% desses estudantes moram na zona rural. “Em 2010, conseguimos diminuir a evasão escolar por conta desses dois programas. O esporte os motiva a estudar, eles apresentam um rendimento bem maior, ficam mais tranquilos, aprendem a cumprir regras e se aproximam da escola”, comemora Williams.

Mais Educação – O programa Mais Educação oferece a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas, em horário diferente do turno letivo escolar, e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.

Elaborado pelo governo federal, o Mais Educação é um programa interministerial e, no estado da Bahia, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com os Ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Ciência e Tecnologia; do Esporte; do Meio Ambiente; da Cultura e com a Secretaria Nacional da Juventude.

Na Bahia, o programa teve início em 2008, com a participação de 130 escolas públicas da rede estadual de ensino fundamental, localizadas na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em 2009, o Mais Educação atendeu a 150 unidades escolares do ensino fundamental e a mais 15 unidades escolares estaduais de ensino médio, totalizando 165 unidades escolares da rede estadual de ensino.

Em 2010, com a expansão do programa, foram cadastradas mais 186 escolas da rede estadual, as quais, somadas às anteriores, totalizam 397 unidades escolares do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino, atendendo, além da capital, mais 11 municípios baianos: Feira de Santana (58); Alagoinhas (13); Ilhéus (17), Itabuna (17); Eunápolis (8); Paulo Afonso (3); Jequié (10); Juazeiro (18); Vitória da Conquista (20); Salvador e região metropolitana (208); Barreiras (8) e Santo Amaro (3).

Ensino Médio Inovador - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia visando à melhoria da qualidade do ensino médio nas escolas públicas estaduais incorporou-se ao Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, e tem tomado iniciativas para transformar a organização curricular, focalizando o ensino orientado à formação de leitores, realização de práticas científicas em experimentos das ciências da natureza, apreensão das artes como elemento estruturante da cultura, dentre outros, promovendo, ainda, os seguintes impactos e transformações: superação das desigualdades e oportunidades educacionais; universalização e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio; consolidação da identidade desta etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos; oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos, reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis.

Na Bahia, 24 unidades escolares são atendidas pelo programa, sendo duas (02) na capital e vinte e duas (22) situadas na região do semiárido baiano, nos municípios da circunscrição de 21 Diretorias Regionais (Direc).

http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/1912