Nos dias
03, 04, 05, 06 e 07 de Fevereiro do ano em curso, foi realizada a primeira
etapa da nossa Jornada pedagógica 2020, com o objetivo promover a reflexão e o
planejamento das ações na unidade escolar contemplando as diretrizes e
legislações educacionais, em especial o Novo Ensino Médio, a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB).
A Jornada
Pedagógica é um momento de reflexão sobre as ações desenvolvidas na unidade
escolar, evidenciadas ao longo do ano, cuja base são os diagnósticos, as
experiências e os resultados do desempenho dos alunos para um constante
movimento de avaliação, planejamento e tomada de decisões quanto às práticas
escolares junto à comunidade escolar.
2020 é também o Ano Anísio Teixeira em todo o Estado, uma ação proposta pela SEC em comemoração aos 120 anos de nascimento desse importante educador baiano. Por isso, a Jornada Pedagógica será pautada nos princípios da obra de Anísio Teixeira, especialmente na relação com uma educação democrática e que valorize a autonomia e o protagonismo estudantil.
É na Semana
Pedagógica que se projetam as trilhas a serem construídas, para garantir que ao
longo do ano letivo, cada uma das escolas do estado da Bahia, seja espaço de
acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para
todos (as), e para cada um(a) dos(as) estudantes baianos (as).
No decorrer
da Jornada Pedagógica foi discutido a implantação do ProEI em nossa Unidade Escolar nesse ano, que procura
efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo
Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do
ensino nas escolas da Rede Estadual.
Essa
proposta procura garantir o direito à educação e ao aprender das crianças, dos
adolescentes e dos jovens baianos, ressignificando a importância social e
institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo
é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para sua
emancipação humana e social.
Foram
realizados vários momento de reflexão, de análise dos resultados de nossa
escola, foi elaborado o nosso plano de intervenção e os docentes puderam
realizar o seu planejamento para iniciar este novo ano com
entusiasmo e foco nos quatros pilares estudados.
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