"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

terça-feira, 30 de outubro de 2018

NOSSOS LÍDERES DE CLASSE PROMOVEM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR NO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO EM ELÍSIO MEDRADO.

No dia 20 de Outubro do ano em curso, a Equipe Gestora do Colégio Rômulo Galvão se reuniu com todos os líderes de classe e demais estudantes, bem como, os representantes do colegiado Escolar e os professores para promoverem um processo de avaliação de desempenho escolar referente à prática de ensino dos Docentes e demais funcionários da escola.
O ato de avaliar nos permite perceber o funcionamento, a qualidade, o diagnóstico da realidade e o que precisamos ou não modificar em nossa prática de gestão em qualquer dimensão: pedagógica, administrativa ou financeira.
A avaliação de desempenho de professores, bem como, dos outros setores administrativo  é algo concreto no Rômulo Galvão, os alunos recebem um questionário 20 dias antes e avaliam o desempenho de todos os setores da escola, como: Espaço físico, merenda Escolar, o trabalho dos porteiros, serviços gerais, administrativo, dos professores, da equipe gestora e até mesmo de sua turma. Eles analisam o que tá bom? O que precisam melhorar? E dão sugestões de melhorias. Após o preenchimento do questionário é hora de socializar com todos os setores da Escola.
O primeiro setor a ser avaliado foi o dos professores, o Gestor Ivan Silva, exerceu sua liderança com a  responsabilidade de mediar, planejar, coordenar as relações entre todos os envolvidos, buscando o diálogo sempre para efetivar os consensos necessários em prol do que deve ser feito na escola.
Para tal, foi necessário articular os interesses pessoais, particulares e aqueles de cunho coletivo de modo a não transformá-los em conflitos.
Esta avaliação de desempenho se torna um instrumento cada vez mais necessário para a estratégia do Colégio  de antecipar demandas e definir áreas e situações que merecem atenção especial para que a Instituição atinja um nível melhor de qualidade no ensino ofertado.
Apontar aspectos positivos e negativos, indicando quais devem ser melhorados e sistematizados, a fim de que essa avaliação se torne numa ferramenta de gestão eficaz para melhorar o desempenho dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos foi o principal objetivo dessa avaliação.
Nesta perspectiva, a avaliação pode apresentar vários significados, dimensões e indicadores que contribuirão para o aprimoramento ou intervenção das ações na escola.
A reunião foi um momento de reflexão, maturidade e cidadania, configurando como uma ação inovadora  na construção da gestão democrática da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário