"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sábado, 22 de setembro de 2018

Escola e família, uma parceria que deu certo, no TRANSFORMAÊ do Colégio Rômulo Galvão de Elísio Medrado!



A proposta deste evento foi  reconhecer a importância da família no processo educativo e no desempenho escolar dos nossos alunos, buscando integrar a família e a escola.  Para tal foram socializados dados sobre o desempenho das turmas, analisando e comparando os índices de aprovação, reprovação e abandono da I e II unidade, por disciplina.



 Após a socialização foi realizado um plantão pedagógico dos professores para um atendimento personalizado aos pais.


 Em seguida foram exibidos slides e vídeos institucionais produzidos pela própria escola.



Além disso, foi realizadas oficinas com temas de interesse da comunidade, como: violência contra a mulher, racismo e preconceito de toda ordem, lei contra crimes cometidos por menores, ministradas pela LACCRE (Liga Acadêmica de Ciências Criminais do Recôncavo) e oficinas de primeiros socorros ministradas por Bombeiros e Bombeiras Civis de Elísio Medrado.




    Em seguida foram realizadas apresentações artísticas diversas pelos próprios estudantes.


Pensar em educação de qualidade hoje é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de cidadãos.


A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela.




A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. É nesse sentido que promovemos  o #TRANSFORMAÊ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário