"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

terça-feira, 5 de abril de 2011

Abertas as inscrições para o Claro Curtas. PARTICIPEM!



O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas está em sua 3ª edição e propõe um novo tema: “O Tempo do Agora”. O objetivo é que os participantes reflitam sobre a importância e o aproveitamento do tempo na sociedade atual, expressando suas idéias em vídeos de 30 a 90 segundos. Alinhadas às premissas do Instituto Claro, as ações do Festival Claro Curtas unem educação, cultura e empreendedorismo e visam estimular a democratização da produção e difusão de conteúdos audiovisuais de curtíssimos formatos, feita por meio de dispositivos móveis, como celulares ou câmeras digitais.

Lançada em 30 de março, dia do aniversário de dois anos do Instituto Claro, esta edição traz novidades. A partir deste ano, o Festival Nacional de Curtíssima Metragem - Claro Curtas será dividido em quatro categorias que reafirmam a vocação educativa e empreendedora da iniciativa. As categorias são: alunos do ensino médio, universitários, participantes de ONGs, Pontos de Cultura ou Cineclubes, e categoria Livre, voltada para os realizadores independentes.

No total, serão premiados oito vídeos, sendo dois por categoria. As instituições de ensino vinculadas aos videos vencedores (com exceção da categoria livre) também serão premiadas. São R$ 100 mil em prêmios, distribuídos em barras de ouro, equipamentos de gravação e edição e cursos de linguagem audiovisual.

“Observando as edições anteriores, notamos que o público participante é bastante amplo, o que faz com que o Festival receba uma variedade muito grande de material, com conteúdos e referências muito diferentes entre si. Com isso, decidimos criar categorias de participação e qualificar a premiação, contemplando mais vencedores e proporcionando benefícios a longo prazo, tanto para os participantes quanto para as instituições às quais estão ligadas”, explica Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.



A executiva reforça ainda que o Instituto busca com o festival estimular a democratização dos meios de produção. “O audiovisual tem revelado uma nova geração de autores que realizam seus vídeos a partir de diferentes dispositivos móveis e os compartilham nas mídias sociais. O Festival Claro Curtas vem ao encontro deste movimento, orientando para o aprimoramento desta produção e para a apropriação deste recurso como importante ferramenta de comunicação e expressão”, afirma Carime.

Os interessados em participar da 3ª edição do Claro Curtas terão entre 30 de março e 17 de junho de 2011 para inscrever seus vídeos. Quem acessar o site do festival (www.clarocurtas.com.br) poderá encontrar materiais educativos disponíveis para download, como vídeos e Miniguia de produção audiovisual, em linguagem simples e acessível, e com dicas e orientações para a produção de curtíssima metragem. Além disso, este ano também será disponibilizado um Guia do Educador, criado para que professores e empreendedores sociais possam utilizar o recurso audiovisual em ambientes formais e informais de ensino. O material será distribuído para Secretarias de Educação, escolas, universidades, pontos de cultura, ONGs e outras instituições de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário