Última oportunidade: UNEB reabre inscrições para Vestibular 2011
Os candidatos que ainda não efetivaram suas inscrições para o Vestibular UNEB 2011 têm uma última oportunidade. Por conta dos mais de 20 mil interessados que preencheram a ficha de inscrição mas não efetuaram o pagamento da taxa, a universidade decidiu abrir novo período para inscrições, a começar nesta quarta-feira, dia 27 de outubro. As inscrições continuam sendo aceitas – exclusivamente – pela internet, no site www.vestibular.uneb.br.
Conforme termo aditivo publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo prazo para inscrições se encerrará no próximo dia 4 de novembro, podendo o boleto bancário ser pago até o dia seguinte (5), nos caixas de banco, caixas automáticos, casas lotéricas e internet banking. A taxa de inscrição é de R$ 85, valor abaixo do praticado em seleções de outras universidades de grande porte.
O vestibular da UNEB está oferecendo 4.701 vagas para 135 opções de cursos nas modalidades presencial e a distância. São cursos oferecidos nos 24 campi da universidade (em Salvador e outros 23 municípios baianos) e seis cidades polos de EaD.
De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, além dos milhares de candidatos que não efetivaram o pagamento da inscrição, “temos vários casos de pessoas contempladas com a isenção da taxa mas que não confirmaram suas inscrições”.
O pró-reitor reforça que os candidatos contemplados com a isenção da taxa precisam efetivar normalmente a inscrição, utilizando o código gerado no pedido de isenção. A não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB disponibiliza 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. A reabertura das inscrições não alterou o cronograma do processo seletivo da UNEB. As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as cidades onde a universidade possui campus. E a prova de habilidade específica para os candidatos ao curso de Desenho Industrial está marcada para o dia 19 de dezembro, no colégio Iceia, em Salvador.
Novos cursos, mais oportunidade - A UNEB, maior universidade pública multicampi do estado, amplia as oportunidades neste vestibular. Entre as novidades está o novo curso de Psicologia no campus de Salvador – são 44 vagas para bacharelado, com opção de licenciatura. Já os cursos de Pedagogia (44 vagas) e Ciências Contábeis (50 vagas) serão oferecidos também no novo núcleo da UNEB em Lauro de Freitas, possibilitando o acesso de milhões de pessoas que moram na região metropolitana da capital a uma universidade pública de qualidade.Benefícios para os estudantes - O pró-reitor José Bites destaca outros atrativos para quem ingressa na UNEB. “Além de serem cursos de graduação plena e inteiramente gratuitos, por se tratar de uma instituição de ensino superior pública, temos um corpo docente altamente qualificado, formado em sua grande maioria por mestres, doutores e pós-doutores”, assinala Bites. Os cursos da UNEB na capital e interior dispõem também com infraestrutura adequada, a exemplo de laboratórios e infocentros, salas de aula com televisores e projetores, unidades de atendimento a comunidades externas, bibliotecas e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.Os estudantes da UNEB podem contar ainda com benefícios como bolsas de monitoria de ensino e de extensão, bolsas para cursos de idiomas, programas de iniciação científica (IC), Programa de Assistência Estudantil (PAE), intercâmbio com universidades estrangeiras, apoio para participar de eventos na Bahia e em outros estados e residências universitárias. Fonte: site da Uneb Resultado do concurso de jingle e cartaz sobre a gravidez na adolescênciaPor SUDEB
Criado 20/04/2010 - 12:35pm
Acesse o Portal da Educação:http://www.educacao.ba.gov.br/
Nossas Redes Sociais:http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/91
Conheça os ganhadores do concurso de jinglee cartaz sobre o tema Gravidez na adolescência, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as Voluntárias Sociais, nas escolas públicas estaduais.
Melhor Cartaz – Construído por Phablo Costa, de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Normal São Pedro, do Município de Macarani o cartaz premiado traz um quebra-cabeça faltando uma peça, aquela que, na opinião do autor, deve provocar uma reflexão nas pessoas. “O quebra-cabeça da vida é você quem monta. Cada peça significa uma escolha e trará conseqüências. A gravidez é uma conseqüência”, alerta Phablo.Melhor Jingle - Da autoria de Matheus Santana Barreto, o jingle premiado chama a atenção da juventude para a responsabilidade. “Mesmo com tanta informação a gente ainda dá alguns vacilos e acaba passando por dificuldades na adolescência, uma fase tão importante na nossa vida”, justifica Matheus, que, aos 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão, do Município de Elísio Medrado. Matheus é músico e diz ter visto nesse concurso, “uma excelente oportunidade para trabalhar a música em função de motivo tão importante”.Premiação - Os vencedores ganharão um notebook, cada um, e as escolas onde eles estudam receberão um kit pedagógico, contendo materiais que auxiliarão os professores no desenvolvimento de atividades educativas que envolvam o tema gravidez na adolescência.
Segundo Williams Ponfile Brandão, diretor do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, o “tema gravidez da adolescência é trabalhado interdisciplinarmente com os estudantes do ensino médio”. No caso do concurso, de acordo com o diretor, os alunos receberam a orientação de um professor para produzir os cartazes e os jingles e durante o processo de produção viveram momentos de aprendizado que valorizaram não só conhecimentos, mas também a criatividade. “O kit acrescentará muito a o nosso trabalho educativo”, disse Williams Panfile, referindo-se à premiação.
Professor, meu amigo
Diariamente, são 48 mil professores que saem de casa com destino às salas de aulas da rede estadual com a nobre missão de educar. Eles têm o compromisso de formar cidadãos, de difundir conhecimentos e valores. Além disso, trabalham para garantir que mais 1,2 milhão de alunos, distribuídos em 1544 escolas da rede estadual e 645 anexos, tenha acesso a uma escola de qualidade.
No dia a dia, eles são mestres no desafio de tornar a escola um espaço cada vez mais agradável e prazeroso, que desperte o interesse das crianças, adolescentes e jovens baianos.
São os professores que garantem que as políticas públicas para a educação sejam efetivadas nas escolas. São eles que assumem o desafio de construir uma educação básica de qualidade, de levar a educação profissional aos jovens nos Territórios de Identidade, de contribuir para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e de garantir a todos os estudantes, sem distinção, o direito de aprender.
No Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia parabeniza todos os professores da ativa e também os 37 mil aposentados pelo seu comprometimento, esforço e dedicação pela educação da Bahia.
Veja a homenagem completa no link abaixo
http://www.sec.ba.gov.br/diadoprofessor/
Publicado qui, 14/10/2010 - 17:47 por ascom2
Finalistas do Tal e do Face 2010 serão conhecidos nesta sexta-feira (15)
Chegaram a esta fase, 99 obras literárias e 33 canções produzidas, em 2010, por estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino. Esse material já foi submetido à apreciação em outras duas etapas seletivas: os saraus literários e festivais musicais escolares (primeira etapa) e regionais (segunda etapa).
Mais de 1 milhão de estudantes da capital e do interior do Estado estiveram envolvidos com o Tal e com o Face neste ano, quando, sob a responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação, foram realizados 33 saraus literários e 33 festivais regionais de música estudantil no Estado.
Serão jurados do Face, nesta sexta- feira(15):Ronei Jorge, músico da banda “Ronei Jorge e os ladrões de bicicleta”, os músicos Paquito Moura e J. Veloso, o professor da Universidade Federal da Bahia, Alexandre Rebouças de Santana, e o professor da Universidade do Estado da Bahia, Osmar Moreira.
Para avaliar as obras literárias produzidas para o Tal foram convidadas as professora da Universidade Federal da Bahia, Maria Auxiliadora Wanderley e Neusa Paim, o diretor teatral e professor da Universidade do Estado da Bahia, Reginaldo Carvalho, e as professoras de Letras Claudia Santos e Lucília Coimbra.
Finais - O sarau estadual do TAL acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16 horas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), e a canção vencedora do Face será conhecida na noite do dia 12 de novembro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Governo da Bahia lança concurso para professor
O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração e de Educação do Estado, lança edital para realização de concurso público para professor. São 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.
“O concurso vem reforçar a política de ampliação, estabilização e qualificação do quadro de professores nas escolas estaduais para assegurar aos estudantes o direito de aprender”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, informando que as provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.
Para o Secretário da Administração, Manoel Vitório a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas de professores “é imprescindível para a sustentação da política de recuperação da educação básica estadual que já obteve, neste governo, reforço de mais de três mil profissionais em seu quadro de educadores”.
As vagas são para 20 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 858,32 (salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo.
As inscrições estarão abertas no período de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela Internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.
Diferencial - O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do polo escolhido.
De acordo com a Superintendente de Pessoal da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz, “a medida visa conceder maior flexibilidade para o atendimento às demandas das escolas e também garantir um melhor aproveitamento do pessoal na rede, especialmente em municípios onde ainda há carência de professor”.
Prova – A prova será realizada em todos os 32 municípios polos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva. As provas terão caráter eliminatório e classificatório.
Segundo o Superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, “as questões básicas se relacionam com os aspectos próprios do mundo pedagógico, a exemplo da organização da escola, dos componentes curriculares, das metodologias e didáticas de cada disciplina, das políticas públicas e legislação de ensino”.
Destaque, também, para a interdisciplinaridade. Afinal, os professores têm que incluir na agenda da educação a interface entre as áreas do conhecimento. Sobre as questões interdisciplinares na avaliação, o Superintendente Nildon Pitombo explica que “se vinculam às indicações legais que organizam os conhecimentos disciplinares em áreas específicas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática”.
As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso estão no edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de outubro.
Acesse o Portal da Educação:
http://www.educacao.ba.gov.br/
Nossas Redes Sociais:
Rede social promete ajudar estudante na preparação para o Enem
Usuários trocam informações sobre exame e tiram dúvidas com professores.
Criadores dizem que rede tem 12 mil participantes.
Uma rede social nos moldes do Orkut, Twitter e Facebook promete ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançada há cerca de um mês, a rede "Eu No Enem" tem 12 mil usuários, segundo seus criadores.
Ao se cadastrar, o estudante tem acesso a grupos de discussão sobre as disciplinas que caem na prova e a debates sobre atualidades. Pode também fazer perguntas a professores e mandar redações para serem corrigidas.
"Percebemos um sentimento de cooperação. Os estudantes se ajudam", disse o gerente de conteúdo da rede, Rodrigo Storino. A rede foi criada pela mesma equipe da Escola 24 Horas, site que vende conteúdo educacional.
Segundo Storino, a equipe monitora a rede para evitar a publicação de conteúdo inapropriado, bullying e divulgação indevida de propaganda. "Até agora tivemos poucos problemas. Os próprios alunos se moderam", afirmou.
Para a pedagoga Heloisa Machado, que é gerente de serviços da rede, os estudantes acessam o site para trocar informações sobre o exame. "Está produtivo. Entram com o intuito de estudar. Alunos do Brasil todo postam o que estão estudando", afirmou.
A professora de espanhol Rita de Cacia Pachini de Souza insere perguntas e respostas na rede, disponibiliza links de jornais espanhóis e mantém um blog do idioma.
Este será o primeiro ano em que o Enem terá língua estrangeira. O estudante pode optar por inglês ou espanhol. "Dou dicas sobre os falsos cognatos e verbos", disse Rita.
A sugestão da professora é que os estudantes leiam textos de jornais em espanhol e que tentem compreender o que estão lendo para treinar para o Enem. "Cai muita interpretação de texto", afirmou Rita.
Segundo a professora, a principal diferença entre trabalhar no ambiente da internet e dar aulas em escolas é que o retorno dos estudantes não é imediato. "Você fica na expectativa da resposta", disse. Por outro lado, a professora comemora o fato de ensinar apenas a quem está interessado na disciplina. "Acessa quem gosta e quer aprender".
O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, que mora em Cotia, na Grande São Paulo, disse acessar a rede para buscar informações sobre atualidades e biologia. "Tenho mais dificuldade em biologia. Já tirei dúvidas com outros estudantes e professores", disse. Pedro disse que conheceu o site por um primo que já usava.
Candidato a uma vaga no curso de engenharia elétrica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), o adolescente estuda pela manhã na escola e à tarde em casa. "Não quis fazer cursinho ainda. Se não entrar, faço no ano que vem", afirmou.
Projetos TAL e Face chegam à etapa final
Publicado seg, 18/10/2010 - 11:13 por ascom2
Os Projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face) que, em 2010, mobilizaram mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de educação da Bahia, chegam à etapa final. O sarau estadual do TAL acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e a canção vencedora do Face será conhecida na tarde do dia 12 de novembro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Na finalíssima do TAL, os estudantes, oriundos de escolas da capital e do interior do estado, apresentarão 33 textos de gêneros literários diversos, que, até chegarem ao sarau estadual, tiveram que vencer outras duas seletivas: o sarau escolar, organizado pelas escolas, e o sarau regional, organizado por cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado.
Já para a grande festa que marcará a etapa final do Face, o maior movimento estudantil artístico e cultural da Bahia, 15 canções estudantis foram escolhidas depois de passarem por processo seletivo idêntico ao que foram submetidas as obras literárias.
De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, estas duas iniciativas configuram-se como os maiores projetos de políticas culturais para a juventude estudantil baiana. “Eles demarcam um novo tempo na história da educação baiana, no processo educativo e na formação cultural dos estudantes da rede estadual de educação”, avalia a coordenadora.
Nide destaca, ainda, que os projetos fazem da escola um corpo integrado e coerente, que tem como finalidade a promoção do aprendizado. “A escola deve ser um ambiente educativo e, ao mesmo tempo, prazeroso, lúdico e significante para os jovens. Esses projetos contribuem para a redução dos índices de evasão escolar”, finaliza.
Artes estudantis na Bahia – Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. Além do TAL e do Face, o Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que também integra a nova política para a juventude baiana tem ganho destaque nesse cenário.
O Face, o TAL e o AVE, envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação.
Essas experiências têm revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da Bahia, expressadas por meio dos olhares, da imaginação e das vivências dos estudantes.
Emoção - A obra literária vencedora do Tal, em 2009, foi Dezembro, 1981, texto em prosa escrito pelo Estudante Filipe Góes, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Vitória da Conquista. “Eu estou muito feliz, a gente se sente muito feliz quando é recíproco, quando o trabalho toca”, emocionou-se Felipe, que escreveu inspirado pela cultura popular brasileira.
Um dos três estudantes premiados no AVE, em 2009, o menino Jakson Nunes, 11 anos, aluno da 5ª série do Colégio Estadual Oscar Cordeiro, de Alagoinhas, retratou na tela Mar de solidão a paixão que sentiu na única vez que viu mar. “A minha ideia foi de fazer o mar, de fazer a liberdade, porque o marinheiro tem o seu alimento do mar, é um lutador, é um ser vivo como a gente”, descreveu o estudante. Bastante emocionado, o pequeno falou sobre sonhos: “Eu aqui estou realizando o meu sonho de ser um campeão na vida”.
E, com a canção “Cultura ameaçada”, o vencedor do Face no ano passado foi Sivaldo dos Santos, de 33 anos, estudante do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, do município de Seabra. “Nunca pensei que depois de 21 anos sem estudar, voltar à escola ia me ajudar a conquistar o primeiro lugar num festival de música”, disse o campeão
Última oportunidade: UNEB reabre inscrições para Vestibular 2011
Os candidatos que ainda não efetivaram suas inscrições para o Vestibular UNEB 2011 têm uma última oportunidade. Por conta dos mais de 20 mil interessados que preencheram a ficha de inscrição mas não efetuaram o pagamento da taxa, a universidade decidiu abrir novo período para inscrições, a começar nesta quarta-feira, dia 27 de outubro. As inscrições continuam sendo aceitas – exclusivamente – pela internet, no site www.vestibular.uneb.br.
Conforme termo aditivo publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo prazo para inscrições se encerrará no próximo dia 4 de novembro, podendo o boleto bancário ser pago até o dia seguinte (5), nos caixas de banco, caixas automáticos, casas lotéricas e internet banking. A taxa de inscrição é de R$ 85, valor abaixo do praticado em seleções de outras universidades de grande porte.
O vestibular da UNEB está oferecendo 4.701 vagas para 135 opções de cursos nas modalidades presencial e a distância. São cursos oferecidos nos 24 campi da universidade (em Salvador e outros 23 municípios baianos) e seis cidades polos de EaD.
De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, além dos milhares de candidatos que não efetivaram o pagamento da inscrição, “temos vários casos de pessoas contempladas com a isenção da taxa mas que não confirmaram suas inscrições”.
O pró-reitor reforça que os candidatos contemplados com a isenção da taxa precisam efetivar normalmente a inscrição, utilizando o código gerado no pedido de isenção. A não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB disponibiliza 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. A reabertura das inscrições não alterou o cronograma do processo seletivo da UNEB. As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as cidades onde a universidade possui campus. E a prova de habilidade específica para os candidatos ao curso de Desenho Industrial está marcada para o dia 19 de dezembro, no colégio Iceia, em Salvador.
Novos cursos, mais oportunidade - A UNEB, maior universidade pública multicampi do estado, amplia as oportunidades neste vestibular. Entre as novidades está o novo curso de Psicologia no campus de Salvador – são 44 vagas para bacharelado, com opção de licenciatura. Já os cursos de Pedagogia (44 vagas) e Ciências Contábeis (50 vagas) serão oferecidos também no novo núcleo da UNEB em Lauro de Freitas, possibilitando o acesso de milhões de pessoas que moram na região metropolitana da capital a uma universidade pública de qualidade.Benefícios para os estudantes - O pró-reitor José Bites destaca outros atrativos para quem ingressa na UNEB. “Além de serem cursos de graduação plena e inteiramente gratuitos, por se tratar de uma instituição de ensino superior pública, temos um corpo docente altamente qualificado, formado em sua grande maioria por mestres, doutores e pós-doutores”, assinala Bites. Os cursos da UNEB na capital e interior dispõem também com infraestrutura adequada, a exemplo de laboratórios e infocentros, salas de aula com televisores e projetores, unidades de atendimento a comunidades externas, bibliotecas e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.Os estudantes da UNEB podem contar ainda com benefícios como bolsas de monitoria de ensino e de extensão, bolsas para cursos de idiomas, programas de iniciação científica (IC), Programa de Assistência Estudantil (PAE), intercâmbio com universidades estrangeiras, apoio para participar de eventos na Bahia e em outros estados e residências universitárias. Fonte: site da Uneb Resultado do concurso de jingle e cartaz sobre a gravidez na adolescênciaPor SUDEB
Criado 20/04/2010 - 12:35pm
Os candidatos que ainda não efetivaram suas inscrições para o Vestibular UNEB 2011 têm uma última oportunidade. Por conta dos mais de 20 mil interessados que preencheram a ficha de inscrição mas não efetuaram o pagamento da taxa, a universidade decidiu abrir novo período para inscrições, a começar nesta quarta-feira, dia 27 de outubro. As inscrições continuam sendo aceitas – exclusivamente – pela internet, no site www.vestibular.uneb.br.
Conforme termo aditivo publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo prazo para inscrições se encerrará no próximo dia 4 de novembro, podendo o boleto bancário ser pago até o dia seguinte (5), nos caixas de banco, caixas automáticos, casas lotéricas e internet banking. A taxa de inscrição é de R$ 85, valor abaixo do praticado em seleções de outras universidades de grande porte.
O vestibular da UNEB está oferecendo 4.701 vagas para 135 opções de cursos nas modalidades presencial e a distância. São cursos oferecidos nos 24 campi da universidade (em Salvador e outros 23 municípios baianos) e seis cidades polos de EaD.
De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, além dos milhares de candidatos que não efetivaram o pagamento da inscrição, “temos vários casos de pessoas contempladas com a isenção da taxa mas que não confirmaram suas inscrições”.
O pró-reitor reforça que os candidatos contemplados com a isenção da taxa precisam efetivar normalmente a inscrição, utilizando o código gerado no pedido de isenção. A não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB disponibiliza 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. A reabertura das inscrições não alterou o cronograma do processo seletivo da UNEB. As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as cidades onde a universidade possui campus. E a prova de habilidade específica para os candidatos ao curso de Desenho Industrial está marcada para o dia 19 de dezembro, no colégio Iceia, em Salvador.
Novos cursos, mais oportunidade - A UNEB, maior universidade pública multicampi do estado, amplia as oportunidades neste vestibular. Entre as novidades está o novo curso de Psicologia no campus de Salvador – são 44 vagas para bacharelado, com opção de licenciatura. Já os cursos de Pedagogia (44 vagas) e Ciências Contábeis (50 vagas) serão oferecidos também no novo núcleo da UNEB em Lauro de Freitas, possibilitando o acesso de milhões de pessoas que moram na região metropolitana da capital a uma universidade pública de qualidade.
Benefícios para os estudantes - O pró-reitor José Bites destaca outros atrativos para quem ingressa na UNEB. “Além de serem cursos de graduação plena e inteiramente gratuitos, por se tratar de uma instituição de ensino superior pública, temos um corpo docente altamente qualificado, formado em sua grande maioria por mestres, doutores e pós-doutores”, assinala Bites.
Os cursos da UNEB na capital e interior dispõem também com infraestrutura adequada, a exemplo de laboratórios e infocentros, salas de aula com televisores e projetores, unidades de atendimento a comunidades externas, bibliotecas e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Os estudantes da UNEB podem contar ainda com benefícios como bolsas de monitoria de ensino e de extensão, bolsas para cursos de idiomas, programas de iniciação científica (IC), Programa de Assistência Estudantil (PAE), intercâmbio com universidades estrangeiras, apoio para participar de eventos na Bahia e em outros estados e residências universitárias.
Fonte: site da Uneb
Criado 20/04/2010 - 12:35pm
Acesse o Portal da Educação:http://www.educacao.ba.gov.br/
Nossas Redes Sociais:http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/91
Conheça os ganhadores do concurso de jinglee cartaz sobre o tema Gravidez na adolescência, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as Voluntárias Sociais, nas escolas públicas estaduais.
Melhor Cartaz – Construído por Phablo Costa, de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Normal São Pedro, do Município de Macarani o cartaz premiado traz um quebra-cabeça faltando uma peça, aquela que, na opinião do autor, deve provocar uma reflexão nas pessoas. “O quebra-cabeça da vida é você quem monta. Cada peça significa uma escolha e trará conseqüências. A gravidez é uma conseqüência”, alerta Phablo.Melhor Jingle - Da autoria de Matheus Santana Barreto, o jingle premiado chama a atenção da juventude para a responsabilidade. “Mesmo com tanta informação a gente ainda dá alguns vacilos e acaba passando por dificuldades na adolescência, uma fase tão importante na nossa vida”, justifica Matheus, que, aos 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão, do Município de Elísio Medrado. Matheus é músico e diz ter visto nesse concurso, “uma excelente oportunidade para trabalhar a música em função de motivo tão importante”.Premiação - Os vencedores ganharão um notebook, cada um, e as escolas onde eles estudam receberão um kit pedagógico, contendo materiais que auxiliarão os professores no desenvolvimento de atividades educativas que envolvam o tema gravidez na adolescência.
Segundo Williams Ponfile Brandão, diretor do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, o “tema gravidez da adolescência é trabalhado interdisciplinarmente com os estudantes do ensino médio”. No caso do concurso, de acordo com o diretor, os alunos receberam a orientação de um professor para produzir os cartazes e os jingles e durante o processo de produção viveram momentos de aprendizado que valorizaram não só conhecimentos, mas também a criatividade. “O kit acrescentará muito a o nosso trabalho educativo”, disse Williams Panfile, referindo-se à premiação.
Nossas Redes Sociais:http://www.educacao.
Professor, meu amigo
Diariamente, são 48 mil professores que saem de casa com destino às salas de aulas da rede estadual com a nobre missão de educar. Eles têm o compromisso de formar cidadãos, de difundir conhecimentos e valores. Além disso, trabalham para garantir que mais 1,2 milhão de alunos, distribuídos em 1544 escolas da rede estadual e 645 anexos, tenha acesso a uma escola de qualidade.
No dia a dia, eles são mestres no desafio de tornar a escola um espaço cada vez mais agradável e prazeroso, que desperte o interesse das crianças, adolescentes e jovens baianos.
São os professores que garantem que as políticas públicas para a educação sejam efetivadas nas escolas. São eles que assumem o desafio de construir uma educação básica de qualidade, de levar a educação profissional aos jovens nos Territórios de Identidade, de contribuir para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e de garantir a todos os estudantes, sem distinção, o direito de aprender.
No Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia parabeniza todos os professores da ativa e também os 37 mil aposentados pelo seu comprometimento, esforço e dedicação pela educação da Bahia.
Veja a homenagem completa no link abaixo
http://www.sec.ba.gov.br/diadoprofessor/
Publicado qui, 14/10/2010 - 17:47 por ascom2
Finalistas do Tal e do Face 2010 serão conhecidos nesta sexta-feira (15)
Chegaram a esta fase, 99 obras literárias e 33 canções produzidas, em 2010, por estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino. Esse material já foi submetido à apreciação em outras duas etapas seletivas: os saraus literários e festivais musicais escolares (primeira etapa) e regionais (segunda etapa).
Mais de 1 milhão de estudantes da capital e do interior do Estado estiveram envolvidos com o Tal e com o Face neste ano, quando, sob a responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação, foram realizados 33 saraus literários e 33 festivais regionais de música estudantil no Estado.
Serão jurados do Face, nesta sexta- feira(15):Ronei Jorge, músico da banda “Ronei Jorge e os ladrões de bicicleta”, os músicos Paquito Moura e J. Veloso, o professor da Universidade Federal da Bahia, Alexandre Rebouças de Santana, e o professor da Universidade do Estado da Bahia, Osmar Moreira.
Para avaliar as obras literárias produzidas para o Tal foram convidadas as professora da Universidade Federal da Bahia, Maria Auxiliadora Wanderley e Neusa Paim, o diretor teatral e professor da Universidade do Estado da Bahia, Reginaldo Carvalho, e as professoras de Letras Claudia Santos e Lucília Coimbra.
Finais - O sarau estadual do TAL acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16 horas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), e a canção vencedora do Face será conhecida na noite do dia 12 de novembro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Governo da Bahia lança concurso para professor
O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração e de Educação do Estado, lança edital para realização de concurso público para professor. São 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.
“O concurso vem reforçar a política de ampliação, estabilização e qualificação do quadro de professores nas escolas estaduais para assegurar aos estudantes o direito de aprender”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, informando que as provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.
Para o Secretário da Administração, Manoel Vitório a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas de professores “é imprescindível para a sustentação da política de recuperação da educação básica estadual que já obteve, neste governo, reforço de mais de três mil profissionais em seu quadro de educadores”.
As vagas são para 20 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 858,32 (salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo.
As inscrições estarão abertas no período de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela Internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.
Diferencial - O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do polo escolhido.
De acordo com a Superintendente de Pessoal da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz, “a medida visa conceder maior flexibilidade para o atendimento às demandas das escolas e também garantir um melhor aproveitamento do pessoal na rede, especialmente em municípios onde ainda há carência de professor”.
Prova – A prova será realizada em todos os 32 municípios polos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva. As provas terão caráter eliminatório e classificatório.
Segundo o Superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, “as questões básicas se relacionam com os aspectos próprios do mundo pedagógico, a exemplo da organização da escola, dos componentes curriculares, das metodologias e didáticas de cada disciplina, das políticas públicas e legislação de ensino”.
Destaque, também, para a interdisciplinaridade. Afinal, os professores têm que incluir na agenda da educação a interface entre as áreas do conhecimento. Sobre as questões interdisciplinares na avaliação, o Superintendente Nildon Pitombo explica que “se vinculam às indicações legais que organizam os conhecimentos disciplinares em áreas específicas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática”.
As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso estão no edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de outubro.
Acesse o Portal da Educação:
http://www.educacao.ba.gov.br/
Nossas Redes Sociais:
Rede social promete ajudar estudante na preparação para o Enem
Usuários trocam informações sobre exame e tiram dúvidas com professores.
Criadores dizem que rede tem 12 mil participantes.
Uma rede social nos moldes do Orkut, Twitter e Facebook promete ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançada há cerca de um mês, a rede "Eu No Enem" tem 12 mil usuários, segundo seus criadores.
Ao se cadastrar, o estudante tem acesso a grupos de discussão sobre as disciplinas que caem na prova e a debates sobre atualidades. Pode também fazer perguntas a professores e mandar redações para serem corrigidas.
"Percebemos um sentimento de cooperação. Os estudantes se ajudam", disse o gerente de conteúdo da rede, Rodrigo Storino. A rede foi criada pela mesma equipe da Escola 24 Horas, site que vende conteúdo educacional.
Segundo Storino, a equipe monitora a rede para evitar a publicação de conteúdo inapropriado, bullying e divulgação indevida de propaganda. "Até agora tivemos poucos problemas. Os próprios alunos se moderam", afirmou.
Para a pedagoga Heloisa Machado, que é gerente de serviços da rede, os estudantes acessam o site para trocar informações sobre o exame. "Está produtivo. Entram com o intuito de estudar. Alunos do Brasil todo postam o que estão estudando", afirmou.
A professora de espanhol Rita de Cacia Pachini de Souza insere perguntas e respostas na rede, disponibiliza links de jornais espanhóis e mantém um blog do idioma.
Este será o primeiro ano em que o Enem terá língua estrangeira. O estudante pode optar por inglês ou espanhol. "Dou dicas sobre os falsos cognatos e verbos", disse Rita.
A sugestão da professora é que os estudantes leiam textos de jornais em espanhol e que tentem compreender o que estão lendo para treinar para o Enem. "Cai muita interpretação de texto", afirmou Rita.
Segundo a professora, a principal diferença entre trabalhar no ambiente da internet e dar aulas em escolas é que o retorno dos estudantes não é imediato. "Você fica na expectativa da resposta", disse. Por outro lado, a professora comemora o fato de ensinar apenas a quem está interessado na disciplina. "Acessa quem gosta e quer aprender".
O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, que mora em Cotia, na Grande São Paulo, disse acessar a rede para buscar informações sobre atualidades e biologia. "Tenho mais dificuldade em biologia. Já tirei dúvidas com outros estudantes e professores", disse. Pedro disse que conheceu o site por um primo que já usava.
Candidato a uma vaga no curso de engenharia elétrica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), o adolescente estuda pela manhã na escola e à tarde em casa. "Não quis fazer cursinho ainda. Se não entrar, faço no ano que vem", afirmou.
Projetos TAL e Face chegam à etapa final
Publicado seg, 18/10/2010 - 11:13 por ascom2
Os Projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face) que, em 2010, mobilizaram mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de educação da Bahia, chegam à etapa final. O sarau estadual do TAL acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e a canção vencedora do Face será conhecida na tarde do dia 12 de novembro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Na finalíssima do TAL, os estudantes, oriundos de escolas da capital e do interior do estado, apresentarão 33 textos de gêneros literários diversos, que, até chegarem ao sarau estadual, tiveram que vencer outras duas seletivas: o sarau escolar, organizado pelas escolas, e o sarau regional, organizado por cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado.
Já para a grande festa que marcará a etapa final do Face, o maior movimento estudantil artístico e cultural da Bahia, 15 canções estudantis foram escolhidas depois de passarem por processo seletivo idêntico ao que foram submetidas as obras literárias.
De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, estas duas iniciativas configuram-se como os maiores projetos de políticas culturais para a juventude estudantil baiana. “Eles demarcam um novo tempo na história da educação baiana, no processo educativo e na formação cultural dos estudantes da rede estadual de educação”, avalia a coordenadora.
Nide destaca, ainda, que os projetos fazem da escola um corpo integrado e coerente, que tem como finalidade a promoção do aprendizado. “A escola deve ser um ambiente educativo e, ao mesmo tempo, prazeroso, lúdico e significante para os jovens. Esses projetos contribuem para a redução dos índices de evasão escolar”, finaliza.
Artes estudantis na Bahia – Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. Além do TAL e do Face, o Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que também integra a nova política para a juventude baiana tem ganho destaque nesse cenário.
O Face, o TAL e o AVE, envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação.
Essas experiências têm revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da Bahia, expressadas por meio dos olhares, da imaginação e das vivências dos estudantes.
Emoção - A obra literária vencedora do Tal, em 2009, foi Dezembro, 1981, texto em prosa escrito pelo Estudante Filipe Góes, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Vitória da Conquista. “Eu estou muito feliz, a gente se sente muito feliz quando é recíproco, quando o trabalho toca”, emocionou-se Felipe, que escreveu inspirado pela cultura popular brasileira.
Um dos três estudantes premiados no AVE, em 2009, o menino Jakson Nunes, 11 anos, aluno da 5ª série do Colégio Estadual Oscar Cordeiro, de Alagoinhas, retratou na tela Mar de solidão a paixão que sentiu na única vez que viu mar. “A minha ideia foi de fazer o mar, de fazer a liberdade, porque o marinheiro tem o seu alimento do mar, é um lutador, é um ser vivo como a gente”, descreveu o estudante. Bastante emocionado, o pequeno falou sobre sonhos: “Eu aqui estou realizando o meu sonho de ser um campeão na vida”.
E, com a canção “Cultura ameaçada”, o vencedor do Face no ano passado foi Sivaldo dos Santos, de 33 anos, estudante do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, do município de Seabra. “Nunca pensei que depois de 21 anos sem estudar, voltar à escola ia me ajudar a conquistar o primeiro lugar num festival de música”, disse o campeão
Estudante do Colégio Rômulo Galvão participa do 45º Congresso de Geologia
Notícias
Estudantes
A estudante Eliziane Costa, da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, não esconde a felicidade. A aluna participou, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, do 45º Congresso de Geologia, em Belém (Pará). O convite surgiu após a estudante ser selecionada como monitora do projeto Geologar – Ciências da Terra para a Sociedade, uma parceria da Secretaria da Educação da Bahia com a Ufba que tem o objetivo de popularizar as geociências nas escolas. O colégio Rômulo Galvão foi o selecionado para o projeto.
“A viagem para Belém foi especial porque tive a oportunidade de conhecer vários doutores no ramo da Geologia, Geociência e Geoturismo. São pessoas muito comunicativas e que desempenham projetos de muita importância na área ambiental. O projeto Geologar foi apresentado no congresso e os ouvintes ficaram maravilhados com a qualidade da iniciativa”, afirma Eliziane Costa.O Geologar inclui a implantação de oficinas, com capacitação de professores pela equipe do programa e seleção de estudantes para atuar como monitores. Além de Eliziane, foram escolhidas as alunas Andressa Peixoto e Kaíse de Oliveira. Elas recebem uma bolsa de R$ 100 mensais e têm muito trabalho: depois do treinamento do Instituto de Geociências da UFBa, em Salvador, elas acompanham as atividades das oficinas, auxiliam os professores durante as aulas e elaboram relatórios mensais sobre o projeto.“No ano passado eu não sabia nada sobre o assunto. Agora, estou apaixonada por Geologia e vou querer seguir carreira. O resultado é gratificante, pois os alunos envolvidos no projeto se empenham nas aulas e pesquisam os conteúdos dados nas oficinas”, revela Eliziane.O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, é o único que possui um laboratório de geociências em todo o Estado da Bahia. “Não escolheram uma cidade de nove mil habitantes, no interior da Bahia, à toa: fomos nós que buscamos o convênio com a UFBa e implantamos o Geologar”, orgulha-se o diretor da escola William Brandão.
Notícias
Estudantes
A estudante Eliziane Costa, da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, não esconde a felicidade. A aluna participou, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, do 45º Congresso de Geologia, em Belém (Pará). O convite surgiu após a estudante ser selecionada como monitora do projeto Geologar – Ciências da Terra para a Sociedade, uma parceria da Secretaria da Educação da Bahia com a Ufba que tem o objetivo de popularizar as geociências nas escolas. O colégio Rômulo Galvão foi o selecionado para o projeto.
“A viagem para Belém foi especial porque tive a oportunidade de conhecer vários doutores no ramo da Geologia, Geociência e Geoturismo. São pessoas muito comunicativas e que desempenham projetos de muita importância na área ambiental. O projeto Geologar foi apresentado no congresso e os ouvintes ficaram maravilhados com a qualidade da iniciativa”, afirma Eliziane Costa.
O Geologar inclui a implantação de oficinas, com capacitação de professores pela equipe do programa e seleção de estudantes para atuar como monitores. Além de Eliziane, foram escolhidas as alunas Andressa Peixoto e Kaíse de Oliveira. Elas recebem uma bolsa de R$ 100 mensais e têm muito trabalho: depois do treinamento do Instituto de Geociências da UFBa, em Salvador, elas acompanham as atividades das oficinas, auxiliam os professores durante as aulas e elaboram relatórios mensais sobre o projeto.
“No ano passado eu não sabia nada sobre o assunto. Agora, estou apaixonada por Geologia e vou querer seguir carreira. O resultado é gratificante, pois os alunos envolvidos no projeto se empenham nas aulas e pesquisam os conteúdos dados nas oficinas”, revela Eliziane.
O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, é o único que possui um laboratório de geociências em todo o Estado da Bahia. “Não escolheram uma cidade de nove mil habitantes, no interior da Bahia, à toa: fomos nós que buscamos o convênio com a UFBa e implantamos o Geologar”, orgulha-se o diretor da escola William Brandão.
Aurélio incorpora palavras em inglês e expressões da internet
Nova edição do dicionário tem verbetes como bandeide, bullying, fotolog, pop-up, ricardão, saidinha de banco, test drive e tuitar.
No ano do centenário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, crítico, tradutor e lexicógrafo brasileiro, a editora Positivo lança a 5ª edição do Dicionário Aurélio, revista e ampliada. A nova versão tem 2.272 página e é 6% maior do que a anterior. O dicionário traz uma relação com as 3 mil palavras mais utilizadas na escrita contemporânea, escolhidas de um acervo com mais de 5 milhões de ócorrências. Há palavras e expressões usadas na internet e de outras línguas, como bullying, ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up, sex shop, test drive e tuitar.
A elaboração da nova edição levou seis anos e teve a coordenação de Marina Baird Ferreira – viúva de Aurélio – e de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de uma equipe de lexicógrafos. O objetivo da nova versão é abrigar as palavras, significados e expressões que refletem a nossa época e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia.
O uso das abonações (frases que servem para demonstrar a exatidão do significado de uma palavra ou locução) também foi ampliado. O novo dicionário traz, além das citações utilizadas em edições anteriores, trechos de novas obras da literatura nacional e internacional, que demonstram como as palavras são utilizadas no discurso real de uma língua viva, orgânica e contemporânea.
As palavras que passaram a fazer parte do Aurélio têm origens em diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética. Confira algumas delas: agrobusiness, allnews, bandeide, barwoman, biojoia, blogar, blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, bollywoodiano, botox, bullying, chef, chocólatra, chororô, ciabatta, combo, cookie, data-show, donut, doula, e-book, ecobag, ecojoia, ecotáxi, ecoturismo, empreendedorismo, Enem, flex, fotolog, glamorizar, hora-aula, hotspot, mix, mochileiro, nerd, odontogeriatria, pet shop, petit gâteau, pop-up, pré-sal, ricardão, saidinha de banco, SAMU, sex shop, tablet, test drive, tuitar.
Visite o Portal da Educação
http://www.educacao.ba.gov.br/
A elaboração da nova edição levou seis anos e teve a coordenação de Marina Baird Ferreira – viúva de Aurélio – e de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de uma equipe de lexicógrafos. O objetivo da nova versão é abrigar as palavras, significados e expressões que refletem a nossa época e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia.
O uso das abonações (frases que servem para demonstrar a exatidão do significado de uma palavra ou locução) também foi ampliado. O novo dicionário traz, além das citações utilizadas em edições anteriores, trechos de novas obras da literatura nacional e internacional, que demonstram como as palavras são utilizadas no discurso real de uma língua viva, orgânica e contemporânea.
As palavras que passaram a fazer parte do Aurélio têm origens em diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética. Confira algumas delas: agrobusiness, allnews, bandeide, barwoman, biojoia, blogar, blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, bollywoodiano, botox, bullying, chef, chocólatra, chororô, ciabatta, combo, cookie, data-show, donut, doula, e-book, ecobag, ecojoia, ecotáxi, ecoturismo, empreendedorismo, Enem, flex, fotolog, glamorizar, hora-aula, hotspot, mix, mochileiro, nerd, odontogeriatria, pet shop, petit gâteau, pop-up, pré-sal, ricardão, saidinha de banco, SAMU, sex shop, tablet, test drive, tuitar.
Visite o Portal da Educação
http://www.educacao.ba.gov.br/
Secretaria da Educação recadastra fanfarras escolares
As escolas estaduais da Bahia devem recadastrar as suas fanfarras até o dia 30 de setembro. A coordenadora de articulação escola e comunidade, Naynara Tavares, explica que "o recadastramento é obrigatório e visa acompanhar o processo de implementação e suplementação das fanfarras escolares, que está sendo feito por meio do projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude".
Os responsáveis pelas fanfarras nas unidades escolares precisam preencher a planilha de diagnóstico, que está disponível no Portal da Educação. Depois de preenchida, a planilha deve ser enviada por e-mail para o endereço eletrônico fanfarrasescolares@sec.ba.gov.br.
Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude - A política de fanfarras está intimamente relacionada às políticas de juventude, de prevenção às drogas e de estímulo à criatividade. O Projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude nasceu como uma estratégia de disseminação da cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade, contribuindo para a efetivação da Lei nº 11.769/2008, que inclui o ensino de atividades musicais no currículo da educação básica e também para a promoção da cultura de paz nas escolas. Um dos objetivos do projeto é promover a aquisição, manutenção, reparação e suplementação dos instrumentos musicais que compõem as fanfarras.
Clique no link abaixo e vejam as fotos no Flickr do Todos pela Escolahttp://www.flickr.com/photos/todospelaescola/sets/72157624849935618/
Visite o Portal da Educaçãohttp://www.educacao.ba.gov.br
Uma ótima semana para todos!!!
Unidades escolares são entregues em Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa
O Centro Estadual de Educação Especial Professora Ielita Neves Cotrim da Silva foi entregue, nesta quinta-feira (9), à população de Caetité, após reforma. Durante o ato, os estudantes fizeram apresentações teatrais. A unidade atende crianças, jovens e adultos com deficiência, moradoras da região do centro sul baiano.
De acordo com a diretora, Telma Silva Cardoso, a unidade oferece apoio pedagógico e infraestrutura adequada para atender alunos com diversas síndromes, paralisia cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD).
Cerca de 150 alunos da região frequentam o centro em um turno oposto ao do colégio regular em que estudam. A unidade possui rampas de acesso para usuários de cadeira de roda, pistas táteis para deficientes visuais, sensores luminosos para surdos, salas de braille e libra, de apoio pedagógico e salas de artes.
Além de Caetité, mais dois municípios tiveram suas escolas reformadas. Em Guanambi, a 796 quilômetros de Salvador, foi o colégio de ensino fundamental Gercino Coelho, que ganhou pintura interna e externa, reparo nos telhados, conserto nos banheiros, rampas nas áreas de acesso e ampliação do laboratório de informática.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, nas reformas e construções na Diretoria Regional de Guanambi, que abrange 22 escolas e 11 municípios, o investimento foi com recursos do Tesouro e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em Bom Jesus da Lapa, a Escola Estadual Edivaldo Boaventura recebeu pintura geral, troca de portas, reparos nos banheiros, no laboratório de informática e na biblioteca, e revisão da parte elétrica.
Clique no link abaixo e vejam as fotos no Flickr do Todos pela Escola
Visite o Portal da Educação
Siga-nos no Twitter @todospelaescola
Seja um membro do Orkut - Todos pela Escola
Um ótimo final de semana para todos!!!
Estudante do Colégio Rômulo Galvão participa do 45º Congresso de Geologia
Estudantes
A estudante Eliziane Costa, da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, não esconde a felicidade. A aluna participou, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, do 45º Congresso de Geologia, em Belém (Pará). O convite surgiu após a estudante ser selecionada como monitora do projeto Geologar – Ciências da Terra para a Sociedade, uma parceria da Secretaria da Educação da Bahia com a Ufba que tem o objetivo de popularizar as geociências nas escolas. O colégio Rômulo Galvão foi o selecionado para o projeto.“A viagem para Belém foi especial porque tive a oportunidade de conhecer vários doutores no ramo da Geologia, Geociência e Geoturismo. São pessoas muito comunicativas e que desempenham projetos de muita importância na área ambiental. O projeto Geologar foi apresentado no congresso e os ouvintes ficaram maravilhados com a qualidade da iniciativa”, afirma Eliziane Costa.O Geologar inclui a implantação de oficinas, com capacitação de professores pela equipe do programa e seleção de estudantes para atuar como monitores. Além de Eliziane, foram escolhidas as alunas Andressa Peixoto e Kaíse de Oliveira. Elas recebem uma bolsa de R$ 100 mensais e têm muito trabalho: depois do treinamento do Instituto de Geociências da UFBa, em Salvador, elas acompanham as atividades das oficinas, auxiliam os professores durante as aulas e elaboram relatórios mensais sobre o projeto.“No ano passado eu não sabia nada sobre o assunto. Agora, estou apaixonada por Geologia e vou querer seguir carreira. O resultado é gratificante, pois os alunos envolvidos no projeto se empenham nas aulas e pesquisam os conteúdos dados nas oficinas”, revela Eliziane.O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, é o único que possui um laboratório de geociências em todo o Estado da Bahia. “Não escolheram uma cidade de nove mil habitantes, no interior da Bahia, à toa: fomos nós que buscamos o convênio com a UFBa e implantamos o Geologar”, orgulha-se o diretor da escola William Brandão.
Estudantes
A estudante Eliziane Costa, da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, não esconde a felicidade. A aluna participou, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, do 45º Congresso de Geologia, em Belém (Pará). O convite surgiu após a estudante ser selecionada como monitora do projeto Geologar – Ciências da Terra para a Sociedade, uma parceria da Secretaria da Educação da Bahia com a Ufba que tem o objetivo de popularizar as geociências nas escolas. O colégio Rômulo Galvão foi o selecionado para o projeto.
“A viagem para Belém foi especial porque tive a oportunidade de conhecer vários doutores no ramo da Geologia, Geociência e Geoturismo. São pessoas muito comunicativas e que desempenham projetos de muita importância na área ambiental. O projeto Geologar foi apresentado no congresso e os ouvintes ficaram maravilhados com a qualidade da iniciativa”, afirma Eliziane Costa.
O Geologar inclui a implantação de oficinas, com capacitação de professores pela equipe do programa e seleção de estudantes para atuar como monitores. Além de Eliziane, foram escolhidas as alunas Andressa Peixoto e Kaíse de Oliveira. Elas recebem uma bolsa de R$ 100 mensais e têm muito trabalho: depois do treinamento do Instituto de Geociências da UFBa, em Salvador, elas acompanham as atividades das oficinas, auxiliam os professores durante as aulas e elaboram relatórios mensais sobre o projeto.
“No ano passado eu não sabia nada sobre o assunto. Agora, estou apaixonada por Geologia e vou querer seguir carreira. O resultado é gratificante, pois os alunos envolvidos no projeto se empenham nas aulas e pesquisam os conteúdos dados nas oficinas”, revela Eliziane.
O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, é o único que possui um laboratório de geociências em todo o Estado da Bahia. “Não escolheram uma cidade de nove mil habitantes, no interior da Bahia, à toa: fomos nós que buscamos o convênio com a UFBa e implantamos o Geologar”, orgulha-se o diretor da escola William Brandão.

Esses alunos são memso, D+!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns!!!!!!!!!!!!!!!1
Eu vejo um brilhante futuro!
ResponderExcluirParabéns para as alunas e para o colégio!