"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Estudante do Rômulo Galvão em Elísio Medrado é destaque na Etapa Estadual do Programa Jovem Senador

A estudante Amanda Malta dos Santos, do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, localizada em Elísio Medrado, um dos 20 municípios que compõe o Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 09), teve sua redação na segunda colocação entre os finalistas da etapa estadual do Programa Jovem Senador. O tema da redação deste ano (2023) foi: “Saúde mental nas escolas públicas”. A professora orientadora da estudante neste processo foi Sheylle Santos Fagundes.


De cada estado foram selecionadas três finalistas, sendo Vitoria Andrade de Ibiassucê (NTE 13) a escolhida para representar a Bahia na Semana de Vivência Legislativa. Além de Vitória, as estudantes Amanda Malta de Elísio Medrado (NTE 09) alcançaram o 2º segundo lugar e Evelyn Correia de Paramirim (NTE 12) o 3º lugar.


O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.

A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores e senadoras do ano.


Em Brasília, os jovens senadores e senadoras participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.

 

  

 

 


quinta-feira, 20 de julho de 2023

Diretor do Colégio Rômulo Galvão, Ivan Silva, recebe título de cidadão e Moção de aplauso no Município de Elísio Medrado – Bahia!

No dia 20 de julho do ano em curso, o Diretor do Colégio Rômulo Galvão, Ivan Silva, recebeu da Câmara municipal de vereadores, o título de cidadão de Elísio Medrado e mais uma Moção de Aplausos em reconhecimento dos seus relevantes serviços prestados ao desenvolvimento educacional do município.


O requerimento foi apresentado pelo vereador Boni do Esporte e aprovado por unanimidade pelos legisladores da casa. Para o Vereador “ o currículo do Gestor Ivan Silva é digno de aplausos e merecedor do título.


IVANILDO SILVA DE JESUS, é filho de Manoel Antônio de Jesus e Valdelice Oliveira da Silva, nasceu no Distrito de Corta-Mão, em Amargosa -Bahia no dia 07 de julho de 1975. É casado com a professora Cristiane Lopes Costa Silva e tem dois filhos: Petrus Costa Silva e Thales Costa Silva.

Em 1994 concluiu o Ensino Médio do curso de Magistério e atualmente é licenciado do curso de Geografia na Universidade Estadual da Bahia, UNEB – Campus V de Santo Antônio de Jesus, tem especialização em Geografia e Meio Ambiente pela FINON – Faculdade do Noroeste de Minas, e em Gestão Escolar pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Passou a residir na Cidade de Elísio Medrado no dia 12 de abril de 2012, assumindo a função de Diretor do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão. realizando um modelo de gestão democrática que está rendendo muitos frutos para o município.

Nesses doze anos de gestão o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão tem sido referência na Bahia pela qualidade de seu ensino e pelas conquistas realizadas.

Em 2015, O Colégio Rômulo Galvão, obteve a nota 5.2 (Cinco ponto dois) do IDEB, superando a meta que era para 2019. Este resultado foi o segundo melhor de todo o estado da Bahia.

Em 2016, O Colégio Rômulo Galvão, foi citado pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como uma das 18 unidades escolares de várias partes do mundo escolhida como experiência exitosa de gestão democrática e protagonismo estudantil.


Em outubro do mesmo ano, Alunos e Secretaria Estadual de Educação homenageia o Gestor Ivanildo Silva de Jesus, na campanha “Meu professor é massa”, por sua dedicação como gestor somada ao compromisso da equipe de professores que fez com que a escola se tornasse referência em Educação.


Em dezembro de 2016, o Gestor escolar Ivan Silva, foi escolhido para representar a Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica no Rio de Janeiro. Um dos critérios para a seleção foi o excelente desempenho da escola daquele ano.

O colégio Rômulo Galvão vem nesses anos sendo referência e destaque, nas etapas Regionais do NTE 09, dos Projetos Intersetoriais: AVE, TAL, FACE, EPA, PROVE , DANCE. FESTE E ENCANTE, na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia – FECIBA, no bom desempenho do Colegiado Escolar, nas ações sociais do município, nas aprovações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , na inclusão de alunos especiais, entre outras modalidades.

Atualmente, o Colégio Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, se destaca no cenário baiano, com o seu IDEB 4.3 (2019), agora Ensino Médio, com a 5° MAIOR nota dentre as escolas públicas de Ensino Médio da Bahia.

O gestor Ivanildo Silva de Jesus, conhecido popularmente como “Ivan Silva” é reconhecido pela comunidade escolar de nosso município por sua gestão democrática e pela sua competência profissional, que protagoniza e valoriza as ações de seus estudantes.


Aonde vai, todos vinculam   ao município de Elísio Medrado, como cidadão pertencente a essa municipalidade e é reciproco o sentimento que o gestor escolar tem, por nossa cidade. 

Assim sendo, nada mais justo, conceder o título de cidadão de Elísio Medrado a este nobre profissional que tanto fez e está fazendo pelo bem estar da educação do município de Elísio Medrado – Bahia.




 

 

 

sexta-feira, 7 de julho de 2023

JOGOS ESTUDANTIS DA ETAPA ESCOLAR DO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO FOI UM SUCESSO!

 



Nos dias 5 a 7 de julho aconteceu o jogos interno do Colégio Estadual Rômulo Galvão. O objetivo dos jogos foi ampliar a relação dos estudantes com os elementos da cultura corporal, além de promover a socialização entre os estudantes, professores e funcionários.  



Nos três dias dos jogos, foram disputados campeonatos de futsal, voleibol, xadrez, além de um torneio de dominó que foi organizado pelos próprios estudantes; além disso, foi disputado também jogos entre professores e alunos nas modalidade do vôlei e do futsal. Ainda estava previsto a realização do campeonato de basquetebol, mas por falta de infraestrutura esportiva não foi possível realizá-lo nos dias supracitados.







Ao todo, 110 estudantes se inscreveram nos jogos e participaram diretamente das partidas, nas diversas modalidades. Contudo, os jogos mobilizou toda a comunidade escolar que participou torcendo e vibrando com as partidas que foram realizadas. 






Na modalidade futsal, a disputa aconteceu entre seis equipes, a saber: Remo, Snakes, Ghost, Pain, Tabajara e Black Skull. Após a disputa de 15 partidas, na 1º fase do campeonato, das semifinais e da final, a equipe Ghost se sagrou campeã;

 






Já na modalidade voleibol, o torneio foi disputado por três equipes: Team RG, Seleção RG e League Feminina. A equipe Team RG sagrou-se campeã após bater as outras equipes; 




Já na modalidade Xadrez, a disputa aconteceu entre os estudantes Lucas, Maria Luiza e Gabriele Sandes, todos da turma do 3º A. Na disputa, Lucas sagrou-se campeão vencendo as outras colegas. 


Ao final de todo processo dos jogos, as turmas do 1º ano fizeram um atividade pedagógica, apresentada na disciplina Educação Física, que trouxe à tona, a partir de entrevistas realizadas entre os próprios estudantes que participaram dos jogos, percepção deles sobre os aspectos positivos e negativos dos jogos e as possibilidades para melhorar nas próximas edições. De forma geral, os estudantes avaliaram os jogos como positivo, sendo um momento em que possibilitou a interação, socialização e aprendizado não só das modalidades esportivas, mas, também, de competências socioemocionais; como aspectos negativos foram destacados os poucos dias de campeonato (queriam mais dias), a infraestrutura esportiva que precisa ser ampliada para atender outras modalidades e erros da arbitragem. 




Em síntese, destacamos o sucesso dos jogos, em que os conhecimentos da cultura corporal, saber fundamental na formação dos estudantes, foi tratado pedagogicamente a partir de atividades esportivas e lúdicas que mobilizaram e incentivaram diversos estudantes a superar os seus próprios limites e ampliar seus conhecimentos e a sua relação com o objeto de estudo da educação física.