"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Colégio Rômulo Galvão adere ao programa mais estudo Edição 2023.

 

O programa monitoria se destina aos estudantes das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, estimulando a participação em ações de auxílios e reforço de aprendizagem, prioritariamente aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Cientifica.


Ação estratégica pensada e desenhada pelo governo estadual, por meio da SEC, para estimular as aprendizagens e a participação dos estudantes como atores e autores, em conjunto com os professores, a gestão e a comunidade escolar, em busca da melhoria educacional, o Mais Estudo alcançou, em suas quatro edições (2019-2022), todos os 417 municípios baianos, beneficiando as comunidades de mais de 1.400 unidades escolares (sedes e anexos). O investimento, que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio aos estudantes monitores, é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por recursos próprios da SEC. Após instituída a Lei nº 14.306 de 12 de fevereiro de 2021, o Mais Estudo passou a ser um programa de Estado.

Os estudantes candidatos à monitoria precisam seguir alguns critérios, como estarem matriculados no ano de 2023; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 (oito) no ano anterior.

 São 24 estudantes monitores atualmente em nossa Unidade Escolar, eles recebem uma bolsa de R$ 150,00 por mês e são coordenados pelo professor Breno de Jesus.

 

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Colégio Rômulo Galvão faz adesão ao programa Educa mais Bahia!

Trata-se de uma ação estratégica do Programa Estadual de Educação Integral Anísio Teixeira, que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino através de oficinas educativas articuladas ao currículo escolar. 


O Programa Educa Mais Bahia tem foco na ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino, através de oficinas educativas de artes, esportes, música e fortalecimento das aprendizagens, sempre articuladas ao currículo e relacionadas ao território de pertencimento dos estudantes.










Cinco oficinas foram implementadas na escola, duas sócias emocionais da área de Saúde e Bem-estar - ministradas por duas psicólogas: ANA LUCIA BORGES TORRES e THÁCIA PINHEIRO LEÃO;

Uma de grafite da área de arte, ministrada pela artista PATRÍCIA VIRGÍNIA DE AQUINO PINHEIRO.






E outra de música, ministrada pelo professor de música ÍCARO ALVES DE ABREU DUARTE.

Mais uma de Vôlei, na área de cultura corporal, ministrada por DENIS MARCELO RODRIGUES RIBEIRO.  



As oficinas acontece o ano todo com 20h semanais para todas as modalidades. 






terça-feira, 11 de abril de 2023

COLÉGIO RÔMULO GALVÃO MOBILIZA ESTUDANTES E REALIZA ELEIÇÃO DE LÍDERES DE CLASSE 2023.


No dia 28 de março do ano em curso, o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, mobilizou todos os estudantes da Unidade Escolar para o processo de eleição geral de líderes de classe.

 As escolas da rede estadual de ensino seguem realizando, em toda a Bahia, as eleições para a escolha de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo 2023. A ação também contempla a escolha de líderes de classe da zona rural, indígena, quilombola, com deficiência e jovem ouvidor.


A iniciativa faz parte das ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para incentivar o protagonismo estudantil de modo que possam contribuir com a gestão participativa das escolas e dialoguem sobre a educação junto à sua comunidade.


Cabe ao líder, dentre outras atribuições, representar os estudantes da sua turma; escutar os colegas e suas necessidades, coletando informações e sugestões; estabelecer diálogo com sua turma para gerenciamento de conflitos; estimular o bom relacionamento da turma; coordenar a turma na distribuição de tarefas em projetos e ações; contribuir para a efetivação das ações de busca ativa; e apresentar contribuições para a criação ou melhoria de projetos.


Essa prática já é uma realidade aqui em nossa Instituição de Ensino há muito tempo,  e visa promover o protagonismo estudantil e envolver os alunos nas ações realizadas de nossa escola, de modo que possam contribuir para uma gestão democrática e participativa.

Nossos professores e equipe gestora, fizeram um trabalho de orientação e incentivo, com todas as turmas, mostrando as qualidades inerentes de um verdadeiro líder, assim como, as atribuições do cargo  nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional.


Os inscritos para concorrer ao cargo de líder  fizeram as  campanhas eleitorais de forma respeitosa e democrática.

 O período de mobilização levou mais de uma semana e foi um momento  ímpar de cidadania, a iniciativa promoveu uma potencialização na dimensão política e cidadã e de empoderamento estudantil.

Visando a implementação da tecnologia na educação de nosso estado, a eleição ocorreu de forma democrática com voto secreto, o voto foi realizado via formulário eletrônico com o auxílio dos  chormebooks acompanhada por uma comissão eleitoral .

Os estudantes eleitos nas funções líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino.

 Dentre as competências dos líderes, estão: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe; elaborar um Plano de Ação relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

 
No dia 04 de abril, ocorreu a Eleição do líder da Escola e no dia 11 de abril a eleição do líder ouvidor.
 

Segue a relação dos eleitos 2023: