"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Colégio Rômulo Galvão em parceria com os alunos do curso técnico de Enfermagem, realiza palestra sobre o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 


Na manhã desta sexta-feira (27), foi realizada uma palestra pelo advogado Dr Lucas Andrade sobre o tema “combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. ” A iniciativa parte da campanha Maio Laranja, marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.


Na palestra Dr Lucas Andrade, falou da data 18 de maio, como  o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e, enfatizou que anualmente, entidades governamentais, não-governamentais e representantes da sociedade civil aproveitam essa data para, além de formulação de políticas públicas, promover reflexões e debates em torno do tema.

Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, de oito anos de idade, desapareceu para nunca mais ser vista com vida. Seis dias depois, o corpo de Araceli foi localizado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. À época do crime, os policiais ouviram diversas versões sobre o ocorrido e após o julgamento e a absolvição dos suspeitos, o processo do Caso Araceli foi arquivado pela Justiça. A morte de Araceli, no entanto, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças. Pela brutalidade e truculência, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos.


Pensando nisso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou a Campanha Nacional “Maio Laranja”, que tem como escopo, durante todo o mês de maio, incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A proposta é tirar o tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Os estudantes do curso Técnico de enfermagem: Ronnald Brito, Estephafe Lílian, Elisangela Silva, Veronica Brandão e Rafael Oliveira foram os que organizaram o Evento em parceria com o Colégio Rômulo Galvão.


As crianças e adolescentes têm direito à infância, à educação e a uma vida saudável. Toda a sociedade pode e deve ajudar a protegê-los.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário