"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sábado, 5 de agosto de 2017

LÍDERES DE CLASSE PROMOVEM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR NO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO EM ELÍSIO MEDRADO.


Para ter noção sobre os indicadores de desempenho escolar de qualquer instituição de ensino é necessário recorrer a um processo de avaliação. O ato de avaliar nos permite perceber o funcionamento, a qualidade, o diagnóstico da realidade e o que precisamos ou não modificar em nossa prática de gestão em qualquer dimensão: pedagógica, administrativa ou financeira.


Foi com esse intuito que no dia 05 de agosto do ano em curso, a Equipe Gestora do Colégio Rômulo Galvão se reuniu com todos os líderes de classe e demais estudantes, assim como, os representantes do colegiado Escolar e os professores para promoverem um processo de avaliação de desempenho escolar referente à prática de ensino dos Docentes da Unidade.


A avaliação de desempenho de professores, bem como, dos outros setores administrativo  é algo concreto no Rômulo Galvão, os alunos recebem um questionário 15 dias antes e avaliam o desempenho de todos os setores da escola, como: Espaço físico, merenda Escolar, o trabalho dos porteiros, serviços gerais, administrativo, dos professores, da equipe gestora e até mesmo de sua turma. Eles analisam o que tá bom? O que precisam melhorar? E dão sugestões de melhorias. Após o preenchimento do questionário é hora de socializar com todos os setores da Escola.


O primeiro setor a ser avaliado foi o dos professores, o Gestor Ivan Silva, exerceu sua liderança com a  responsabilidade de mediar, planejar, coordenar as relações entre todos os envolvidos, buscando o diálogo sempre para efetivar os consensos necessários em prol do que deve ser feito na escola. Para tal, foi necessário articular os interesses pessoais, particulares e aqueles de cunho coletivo de modo a não transformá-los em conflitos.


Esta avaliação de desempenho se torna um instrumento cada vez mais necessário para a estratégia do Colégio  de antecipar demandas e definir áreas e situações que merecem atenção especial para que a Instituição atinja um nível melhor de qualidade no ensino ofertado.


Apontar aspectos positivos e negativos, indicando quais devem ser melhorados e sistematizados, a fim de que essa avaliação se torne numa ferramenta de gestão eficaz para melhorar o desempenho dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos foi o principal objetivo dessa avaliação.


Nesta perspectiva, a avaliação pode apresentar vários significados, dimensões e indicadores que contribuirão para o aprimoramento ou intervenção das ações na escola.
A reunião foi um momento de reflexão, maturidade e cidadania, configurando como uma ação inovadora  na construção da gestão democrática da escola.


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