Para
ter noção sobre os indicadores de desempenho escolar de qualquer instituição de
ensino é necessário recorrer a um processo de avaliação. O
ato de avaliar nos permite perceber o funcionamento, a qualidade, o diagnóstico
da realidade e o que precisamos ou não modificar em nossa prática de gestão em
qualquer dimensão: pedagógica, administrativa ou financeira.
Foi com esse intuito que no dia 05 de agosto do ano em
curso, a Equipe Gestora do Colégio Rômulo Galvão se reuniu com todos os líderes
de classe e demais estudantes, assim como, os representantes do colegiado
Escolar e os professores para promoverem um processo de avaliação de desempenho escolar referente
à prática de ensino dos Docentes da Unidade.
A avaliação de desempenho de professores, bem como, dos outros setores
administrativo é algo concreto no Rômulo
Galvão, os alunos recebem um questionário 15 dias antes e avaliam o desempenho
de todos os setores da escola, como: Espaço físico, merenda Escolar, o trabalho
dos porteiros, serviços gerais, administrativo, dos professores, da equipe
gestora e até mesmo de sua turma. Eles analisam o que tá bom? O que precisam
melhorar? E dão sugestões de melhorias. Após o preenchimento do questionário é
hora de socializar com todos os setores da Escola.
O primeiro setor a ser avaliado foi o dos
professores, o Gestor Ivan Silva, exerceu sua liderança com a responsabilidade de mediar, planejar,
coordenar as relações entre todos os envolvidos, buscando o diálogo sempre para
efetivar os consensos necessários em prol do que deve ser feito na escola. Para
tal, foi necessário articular os interesses pessoais, particulares e aqueles de
cunho coletivo de modo a não transformá-los em conflitos.
Esta avaliação de desempenho se torna um instrumento cada vez mais
necessário para a estratégia do Colégio de
antecipar demandas e definir áreas e situações que merecem atenção especial
para que a Instituição atinja um nível melhor de qualidade no ensino ofertado.
Apontar aspectos positivos e
negativos, indicando quais devem ser melhorados e sistematizados, a fim de que
essa avaliação se torne numa ferramenta de gestão eficaz para melhorar o
desempenho dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos foi o
principal objetivo dessa avaliação.
Nesta
perspectiva, a avaliação pode apresentar vários significados, dimensões e
indicadores que contribuirão para o aprimoramento ou intervenção das ações na
escola.
A reunião foi um momento de
reflexão, maturidade e cidadania, configurando como uma ação inovadora na construção da gestão democrática da
escola.
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