"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Os Estudantes do Rômulo Galvão de Elísio Medrado brilharam no encerramento do primeiro semestre com comemoração aos festejos juninos.


Bandeirolas, amendoim, milho e fogueira. Seguindo a tradição, o Rômulo Galvão busca inovar a cada comemoração junina e em 2017, não poderia ser diferente. Dessa vez, apresentaremos o “ARRAIÁ DOS GIGANTES”, uma festa composta por apresentações artísticas e barracas típicas do São João, tudo construído com a criatividade e dedicação dos alunos e alunas da nossa escola.


O protagonismo estudantil  dos alunos do Rômulo Galvão  foi novamente exibido com aplausos na comemoração dos festejos juninos no encerramento do primeiro semestre de nossa Unidade Escolar.
Demos voz a eles! E eles (os estudantes) deram um show de apresentações e criatividade, surpreendendo a todos os visitantes da festa.


Os próprios alunos deram a ideia de como deveria ser a festa e eles mesmos foram os organizadores de tudo, ficando para a Equipe gestora, professores  e demais funcionários apenas o apoio e a motivação.
Entre as ideias bem criativas, as turmas construirão barracas típicas, produzidas com materiais recicláveis e reaproveitáveis, além de muitas comidas típicas. As barracas participarão de uma competição simbólica, na qual será selecionada e premiada a barraca que melhor se encaixe nos critérios de criatividade e conteúdo, estabelecidos previamente pelos professores responsáveis pela organização do evento.
A outra ideia foi um concurso de danças de forró, os alunos e alunas irão apresentar o forró buscando abordar em suas coreografias as peculiaridades desse estilo musical ao longo de cada época da sua existência, desde suas raízes até a contemporaneidade.
Para animar ainda mais o nosso arraiá, teremos um show de dublagens onde homenagearemos diversos artistas da atualidade, todos eles representados por educandos da nossa instituição. Diante de todo o envolvimento das alunas e alunos, optamos por nomear nossa festa com a temática “Arraiá dos Gigantes”, uma vez que consideramos gigantes o empenho, a criatividade, a competência e a capacidade dos nossos educandos, que sempre protagonizam as ações promovidas pela Família RG.



De imediato, a Equipe gestora e os professores acataram as boas ideias e deram todo o apoio necessário. A professora Denise de Educação Física coordenou o projeto junto aos demais professores e alunos na organização das barracas e jurados para avaliar os trabalhos que serão apresentados. 


Ficamos boquiabertos com a criatividade e o dinamismo das apresentações.  As barracas ficaram lindas e deram ao ambiente escolar um cenário de interior e de alegria originário do ambiente nordestino junino.


O 1º, 2º e 3º lugar foram premiados pela escola.


As apresentações das danças foram bem criativas, alegres, e deixaram o público bastante animado.


As imitações dos artistas pelos alunos foram um verdadeiro show, deixando os professores, funcionários, pais e discentes  encantados com a atuação bem feita.




Por fim, a banda liderado pelo aluno Leo estudante da escola e seus companheiros  Binho fixação e a professora Denise Brito, fizeram um show e fez tudo dançar forró até o meio dia. 


A autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é essencial para uma educação de qualidade. Este trabalho se justifica a partir da necessidade de incentivar os estudantes do Rômulo Galvão a vivenciar a construção de seus próprios projetos e se sentir como parte essencial das ações promovidas pela escola, uma vez que a instituição preza pela participação e envolvimento do corpo discente em todas as atividades e eventos. Além disso, é necessário sensibilizar a comunidade escolar a desenvolver um olhar diferenciado, com vistas a valorizar a cultura do nordeste.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Projeto Escola e Comunidade por uma Cultura de Paz: Mais uma iniciativa de sucesso do Colégio Rômulo Galvão, em Elísio Medrado.

O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, concluiu com êxito, mais uma vez, outro Projeto pedagógico de cunho interdisciplinar, envolvendo as turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino médio.


Desde Fevereiro na primeira semana de aula, os professores vinham trabalhando temas voltados para a CULTURA DE PAZ, visando os problemas mais persistentes e perceptíveis, e que, por sua vez dificultam uma vida mais tranquila. 
A paz é a base para uma sociedade mais harmoniosa e justa. Ela perpassa por níveis da vida, seja individual ou coletivo, permeando desde o “ser” em particular, o seio familiar e a vida coletiva, profissional, política, religiosa, econômica, etc.
Neste projeto nossa escola teve um papel preponderante na discussão de temas e estimulo ao posicionamento crítico e reflexivo diante de temas que interferem na vida de todos nós. Assim, diante das séries de problemas vivenciados pela comunidade onde a nossa escola atua, indicamos os temas: ÁGUA, VÍCIOS E A INTOLERÂNCIA a serem trabalhamos como conteúdos a serem problematizados, refletidos, criticados e discutidos para que cada um possa compreender seu papel para manutenção da paz nos seus diferentes níveis.


Diversos fatores podem gerar a violência e suprimir a paz, desde a falta de auto aceitação ou o respeito ao próximo, ate a falta de justiça social. Por isso, percebemos nitidamente que a FALTA DE ÁGUA, O AUMENTO DO NÚMERO DE VÍCIOS E VICIADOS E O AFLORAMENTO DE ATITUDES INTOLERANTES, traz para todos nós, grandes inquietações que não podem passar despercebidos pela escola, pois gera uma gama de desgastes nas relações das pessoas consigo mesmas e com as outras, tornando a paz cada vez mais difícil de ser alcançada.
Esses temas foram dialogados no decorrer desta Primeira Unidade, problematizados e aceitos como frutos da própria cultura humana, e, portanto, compreendidos que todos nós contribuímos de alguma maneira para sua existência em maior ou menor grau, ou ainda, como sujeito ativo, passivo ou omisso.
Depois de estudado, debatido, pesquisado e dialogado os temas geradores da CULTURA DE PAZ, nossos alunos deram um show de apresentações na culminância do Projeto.
E as turmas do 1º ano foram as primeiras a apresentar de forma criativa a culminância do projeto, cujo tema refletido por eles, foi:  ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A FALTA DE ÁGUA. Nessa dinâmica as turmas de 2º e 3º ano foram chamadas para assistirem as suas apresentações e juntos socializarem o debate e a reflexão do tema abordado.




Na semana Seguinte, foi a vez das turmas do 2º ano a se apresentar. O tema foi: ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A O AUMENTO DO NÚMERO DE VÍCIOS E VICIADOS. Na mesma dinâmica anterior, porém, tendo como expectadores as turmas do 1º e 3º ano.
E por último, foi a vez das turmas do 3º ano que de forma muito criativa, abordou o tema: ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE O AFLORAMENTO DE ATITUDES INTOLERANTES. Agora tendo as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como público ouvinte.
As apresentações foram realizadas em três períodos, uma a cada semana do mês de maio do ano em curso.
 Perceber como a falta de água, o aumento do número de vícios e viciados e o afloramento de atitudes intolerantes  afetam nossa comunidade e  Sensibilizar os participantes sobre a importância de nossas ações para minimizar os problemas enfrentados em nossa comunidade e Estimular atitudes que fomentem uma cultura de paz, foram sem dúvidas os objetivos alcançados pelos nossos alunos neste projeto.




Em fim, mais uma vez um projeto concluído com sucesso no Rômulo Galvão, que, com certeza, contribuirá para uma CULTURA DE PAZ entre a escola e a comunidade do município de Elísio Medrado.





sábado, 3 de junho de 2017

Colégio Rômulo Galvão promove com êxito o 10º BAZAR SOLIDÁRIO 2017



O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado realizou neste sábado dia (3) o 10º Bazar Solidário. Trata-se de uma ação beneficente para atender famílias carentes do município, que é organizado por toda a equipe da Unidade Escolar: Gestores, professores, funcionários e principalmente os alunos e alunas do Ensino Médio.
A motivação e organização principal este ano ficaram por conta dos líderes de classe da unidade escolar como forma de exercitar a solidariedade e a cidadania.


Para a realização do Bazar, os estudantes contaram com a solidariedade da comunidade na doação de agasalhos, roupas, sapatos, cobertores e acessórios. “O bazar do Rômulo Galvão já virou uma tradição. É um movimento para despertar o sentimento da cidadania e a solidariedade, que é feito pelos estudantes durante o período de frio que a cidade passa nessa época do ano. Nós gestores, professores e funcionários da unidade fazemos um trabalho de sensibilização, mas o protagonismo é todo deles” explica o Diretor Ivan Silva.


A líder de classe Dandara Isnaia Ferreira dos Santos, 18, 3º ano, faz parte da organização do evento e fala da alegria em participar da atividade. “É muito gratificante fazer um gesto nobre. Além de estarmos ajudando  a quem precisa, estamos crescendo como seres humanos. Estamos alcançando nosso objetivo que é o de minimizar o frio de alguns e, também, de despertar nos moradores da cidade o sentimento de solidariedade”, acredita.


Já Matheus Patury Ramos Araújo, 15, 1º ano, participa, pela primeira vez, como organizador do bazar e fala sobre a sua realização pessoal.  “Como eu estudava em outra unidade, eu acompanhava o bazar junto com minha família ajudando nas doações. Estou muito feliz de estar na organização agora e de poder ajudar o próximo. A população da cidade também está de parabéns, pois colaborou e doou muita coisa”, comemora.


O Rômulo Galvão promove todos os anos esta iniciativa, agora já são 10 anos.   A solidariedade é uma das maiores virtudes que se pode possuir, e foi baseado nesse espírito de cooperação mútua,  que este gesto solidário é realizado no Colégio Rômulo Galvão, que além de fazer o bem ao próximo instiga os  alunos o desejo de ajudar  e de exercer a cidadania.

Inúmeras famílias  do município estiveram no colégio e se encantaram com a quantidade e variedades de roupas, sapatos e bijuterias, muitas delas levaram para casa sacolas e mais sacolas de roupas.