Uma equipe de cinco
educadores, entre gestores e coordenadores escolares da rede estadual, está
representando a Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica,
que acontece até sábado (17), no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo
avaliar o processo de realização do Censo Escolar 2016 e apresentar as
propostas para a melhoria da coleta em 2017. Durante a programação, os
participantes – incluindo os técnicos do Censo nos Estados e
municípios-capitais, responsáveis pelo Censo nos municípios e nas regionais de
ensino – e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (UNDIME) estão discutindo estratégias para o aprimoramento da coleta
de dados e esclarecendo dúvidas comuns em relação à pesquisa.
Um dos critérios para a
seleção das escolas participantes do Encontro Nacional do Censo Escolar da
Educação Básica, explica o coordenador do Censo Estadual, Marcos Pinho, é
baseado na referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),
que é obtido através dos dados de rendimento, passados pelas unidades
escolares, através do sistema Educa censo, na página do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/ Ministério da Educação
(MEC).
O Colégio Estadual Luiz
Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras
VII tem o melhor IDEB de Salvador, e o Colégio Estadual Democrático
Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado (220 km de Salvador) é
o segundo melhor do Estado. O gestor Ivandro Gomes, do Luiz Fernando Macedo
Costa, destaca que o encontro está sendo uma oportunidade de discutir, analisar
e avaliar os dados que apontam a realidade escolar. “Estamos sinalizando os
avanços que obtivemos, apontando os pontos positivos e negativos. Está sendo
uma excelente troca de experiências para nós, gestores, que estamos no início
do sistema. Está sendo muito enriquecedor”, relata.
O diretor Ivan Silva, do
Rômulo Galvão, também testemunha que está sendo ímpar a oportunidade de, como
gestor, perceber a importância e a riqueza que os dados do censo têm para as
políticas públicas da Educação brasileira. “Estou admirado com tantas
informações que o censo nos apresenta. É uma magnitude de informações
fundamentais, que mostram diversos indicadores que nos leva a avaliar como está
a Educação no nosso país. Se eu já admirava o trabalho do Censo Escolar, agora
valorizarei ainda mais. Este encontro está me proporcionando um aprendizado
significativo, que irei compartilhar com os meus colegas gestores do NRE [Núcleo
Regional de Educação] O9 e os demais da comunidade escolar”.
O Censo Escolar é um
levantamento de dados estatísticos educacionais, de âmbito nacional, realizado
todos os anos e coordenado pelo INEP. O processo é feito com a colaboração das
secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as
escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de
coleta de informações da Educação Básica, abrangendo diferentes etapas e modalidades:
Ensino Regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação
Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos
técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Os dados coletados pelo
Censo Escolar sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais
escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar são utilizados para
traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para a
formulação de políticas públicas e execução de programas na área da Educação.
No encontro, estão sendo abordados temas como Atualização Cadastral e a
Qualidade dos Dados Declarados Erros Frequentes na Coleta do Censo Escolar;
Avaliação do Indicador: Taxa de Risco; O Censo Escolar e as Mídias Digitais:
meios de informação e comunicação com os usuários e atualizações previstas para
o Censo Escolar 2017.
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