"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Gestor Ivan Silva foi um dos representantes da Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2016 no Rio de Janeiro.


Uma equipe de cinco educadores, entre gestores e coordenadores escolares da rede estadual, está representando a Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, que acontece até sábado (17), no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo avaliar o processo de realização do Censo Escolar 2016 e apresentar as propostas para a melhoria da coleta em 2017. Durante a programação, os participantes – incluindo os técnicos do Censo nos Estados e municípios-capitais, responsáveis pelo Censo nos municípios e nas regionais de ensino – e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) estão discutindo estratégias para o aprimoramento da coleta de dados e esclarecendo dúvidas comuns em relação à pesquisa.

Um dos critérios para a seleção das escolas participantes do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, explica o coordenador do Censo Estadual, Marcos Pinho, é baseado na referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é obtido através dos dados de rendimento, passados pelas unidades escolares, através do sistema Educa censo, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/ Ministério da Educação (MEC).

O Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras  VII tem o melhor IDEB de Salvador, e o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado (220 km de Salvador) é o segundo melhor do Estado. O gestor Ivandro Gomes, do Luiz Fernando Macedo Costa, destaca que o encontro está sendo uma oportunidade de discutir, analisar e avaliar os dados que apontam a realidade escolar. “Estamos sinalizando os avanços que obtivemos, apontando os pontos positivos e negativos. Está sendo uma excelente troca de experiências para nós, gestores, que estamos no início do sistema. Está sendo muito enriquecedor”, relata.


O diretor Ivan Silva, do Rômulo Galvão, também testemunha que está sendo ímpar a oportunidade de, como gestor, perceber a importância e a riqueza que os dados do censo têm para as políticas públicas da Educação brasileira. “Estou admirado com tantas informações que o censo nos apresenta. É uma magnitude de informações fundamentais, que mostram diversos indicadores que nos leva a avaliar como está a Educação no nosso país. Se eu já admirava o trabalho do Censo Escolar, agora valorizarei ainda mais. Este encontro está me proporcionando um aprendizado significativo, que irei compartilhar com os meus colegas gestores do NRE [Núcleo Regional de Educação] O9 e os demais da comunidade escolar”.


O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo INEP. O processo é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, abrangendo diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).


Os dados coletados pelo Censo Escolar sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar são utilizados para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da Educação. No encontro, estão sendo abordados temas como Atualização Cadastral e a Qualidade dos Dados Declarados Erros Frequentes na Coleta do Censo Escolar; Avaliação do Indicador: Taxa de Risco; O Censo Escolar e as Mídias Digitais: meios de informação e comunicação com os usuários e atualizações previstas para o Censo Escolar 2017.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Diretor Ivan Silva do Colégio Rômulo Galvão de Elísio Medrado foi escolhido para representar a Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2016 no Rio de Janeiro.


O Gestor Ivan Silva do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, do Núcleo Regional 09 foi convidado pela Secretaria de Educação da Bahia, para representar o Estado, no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2016.
A equipe que representará a Bahia no Encontro do INEP será composta por cinco integrantes, entre eles: 02 coordenadores, um a nível Estadual e o outro a nível  regional,  01 Técnico do Censo da Sec e 02 Diretores escolares, o Gestor Ivan Silva do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado do Interior da Bahia e o Gestor Ivandro do Colégio Estadual Luís Fernando Macedo de Águas Claras de Salvador.


O Encontro será realizado no Rio de Janeiro nos dias 13, 14, 15 e 16 de Dezembro do ano em curso. O objetivo deste Encontro é avaliar o processo de realização do Censo Escolar 2016 e apresentar as propostas para a melhoria da coleta em 2017.


O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Torneio de Futsal do Romulo Galvão 2016

No dia 02 de dezembro do ano em curso, foi realizado o Torneio de futsal  do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão  com a  finalidade de promover a integração entre os estudantes da instituição, estimular o sentimento de competição de forma saudável e responsável e desenvolver o gosto pela prática esportiva, ressaltando a importância do respeito ao companheiro.





Vários times de suas respectivas turmas,  foram formados para a competição e os garotos deram um show de bola e de comportamento na quadra. De fato prevaleceu o respeito ao companheiro.
O resultado foi:

1º lugar – Bahia


2º lugar – Leicester

  
A competição é elemento fundamental do esporte, que dá sentido a sua existência, e é nela que a manifestação do esporte se realiza em sua plenitude. Portanto, qualquer ação orientada para o ensino e aprendizagem do esporte não está desvinculada da necessidade de se aprender a competir. O referido torneio tem por objetivos, além da prática desportiva, a amizade, a coletividade e a diversão, fundamental para fluir a unidade e o respeito dentro do esporte, além da integração entre os alunos e professores.









quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

FESTA DE ENCERRAMENTO DA EJA 2016

Uma grande etapa foi concluída para os alunos dos Tempos formativos VII (Educação de Jovens e Adultos) na noite da última quarta-feira (30), no Rômulo Galvão  , onde foi realizada a cerimônia de conclusão dos curso.





A equipe gestora do Rômulo Galvão, proporcionou um momento gratificante para os alunos da EJA. Foi feito uma singela solenidade de conclusão de curso, com a entrega do certificado de conclusão.



Os certificados foram entregues aos alunos concluintes desta etapa  pelas mãos dos  professores: Zelly, Rita, Assis, Cleonice, Marcos, funcionários da escola e o Gestor.



Após a entrega dos certificados e a apresentações de homenagens aos alunos, o gestor convidou a todos os presentes para saborear uma torta de chocolate gigante e demais complementos para comemorar em grande estilo esta etapa tão sonhada pelos aprendizes da EJA.