A seleção foi realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz.
O Colégio Democrático Rômulo Galvão, no município baiano de Elísio
Medrado, é uma das 18 unidades escolares de várias partes do mundo, como
Espanha, Itália, Argentina e Índia, escolhida como experiência exitosa de
gestão democrática e protagonismo estudantil. A seleção foi realizada pelo
Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade
Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (UNDIME) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (UNESCO).
O maior benefício da implementação de uma gestão democrática,
garantem os próprios estudantes, é o engajamento de toda a comunidade escolar
e, consequentemente, a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. “Aqui,
realmente, a gestão é democrática. Todos têm poder de decisão. Nós, alunos,
temos voz, somos chamados a opinar o tempo inteiro sobre qualquer projeto. O
maior ganho é que a gente se sente mais integrado ao ambiente escolar e com
mais interesse em aprender os conteúdos do currículo”, relata o líder de classe
e membro do Colegiado Escolar, Gustavo Lousado, 17 anos, 3º ano.
A estudante e líder de classe Mileide Santos, 16, 2º ano,
compartilha a mesma opinião do colega: “Os alunos do Rômulo se sentem livres
para opinar o que deve ser feito para melhorar a infraestrutura da escola ou a
qualidade do ensino. Os gestores estão sempre atentos às nossas reivindicações
e, com isso, nos sentimos mais estimulados e importantes. Isto acaba
influenciando no nosso rendimento escolar porque nos sentimos mais envolvidos,
fazendo parte da construção de um processo de ensino e aprendizagem que envolve
toda a comunidade”.
Gestão democrática – No Colégio Estadual Democrático Rômulo
Galvão, a direção, coordenação e todas as pessoas que participam da gestão
escolar são escolhidas por meio de votação, com a participação de professores,
estudantes e funcionários, conforme o diretor Ivanildo Silva. No dia a dia,
destaca, a gestão democrática é consolidada com a integração da comunidade
escolar na tomada de decisão de todas as ações e projetos desenvolvidos na
escola, visando contribuir para a formulação, implementação e aprimoramento de
políticas públicas de Educação Integral.
O gestor reforça que a autonomia dos estudantes no processo de
ensino e aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é fortalecem a Educação.
“No nosso colégio, os estudantes e os professores são avaliados igualmente a
partir de um formulário que aplicamos. Isto ajuda a melhorar a relação das duas
partes em sala de aula, dentro da nossa proposta de gestão democrática. E termos
sido reconhecidos, entre outras tantas escolas de diferentes localidades do
país e de outros continentes, pela gestão democrática e pelo protagonismo
juvenil, é a prova de que o trabalho coletivo e democrático que fazemos está no
caminho certo”, relata.
A publicação da matéria, se encontra no site da SEC Bahia.
http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/colegio-e-um-dos-18-melhores-do-mundo-em-gestao-democratica
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