"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sexta-feira, 4 de março de 2016

PROJETO # PARTIULEITURA - A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares.

No período de 01 a 04 de março, foram desenvolvidas atividades diagnósticas do processo de leitura  com o objetivo de despertar no aluno o interesse pela Leitura e Escrita.


As atividades eram voltadas para os gêneros textuais: crônicas, charges, contos e músicas. O que se produzia em sala de aula era socializado no pátio da escola.


Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola:




Vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.


Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.




Nenhum comentário:

Postar um comentário