"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quarta-feira, 23 de março de 2016

HOMENAGEM À PÁSCOA! Momento de buscarmos uma mudança na maneira de pensar, agir e falar.

No dia 23 de março, o Colégio Rômulo Galvão,comemorou a Páscoa, convidando a todos os alunos e profissionais da Educação  para  compartilhar bons sentimentos, estimulando a compreensão e a vivência dos valores cristãos, acreditando em uma nova vida, em uma nova sociedade, com mais amor, justiça, solidariedade e construção de um mundo mais humano em que a vida esteja em primeiro lugar. 



Os alunos atentos evidenciaram sentimentos de paz, união e amor ao próximo. Foram exibidos vídeos reflexivos e servido um delicioso lanche simbólico no pátio da Escola.  




o gestor Ivan Silva, fez uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da páscoa para os cristãos ressaltando que a  Páscoa é um tempo para lembrarmos do amor e da misericórdia de Deus. É o momento de buscarmos uma mudança na maneira de pensar, agir e falar.





sexta-feira, 4 de março de 2016

PROJETO # PARTIULEITURA - A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares.

No período de 01 a 04 de março, foram desenvolvidas atividades diagnósticas do processo de leitura  com o objetivo de despertar no aluno o interesse pela Leitura e Escrita.


As atividades eram voltadas para os gêneros textuais: crônicas, charges, contos e músicas. O que se produzia em sala de aula era socializado no pátio da escola.


Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola:




Vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.


Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.