Promover um espaço de participação, de descentralização do poder e do exercício da cidadania, contribui para a promoção e efetivação dos princípios constitucionais para uma educação de qualidade. É nessa perspectiva que os novos membros do colegiado escolar se reúnem em parceria com a equipe gestora para contribuir e promover um melhor gerenciamento e direcionamento do processo educativo, fundamentado no diálogo e na troca de experiências e conhecimentos.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes de todos os segmentos da escola e também da comunidade local. Reside nesse fato a sua primeira singularidade. Diferentemente de outros órgãos colegiados existentes na escola, o Conselho Escolar necessita da participação de todos os segmentos que, em geral, compõem o universo escolar: estudantes, pais, funcionários, professores e diretor.
O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensino-aprendizagem. Assim, a função do Conselho Escolar é fundamentalmente político-pedagógica. É política, na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar. E é pedagógica, pois indica os mecanismos necessários para que essa transformação realmente aconteça. Nesse sentido, a primeira atividade do Conselho Escolar é a de discutir e delimitar o tipo de educação a ser desenvolvido na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada.
Os membros eleitos para o biênio 2015/2016, Dinalva de Souza Argolo e
Gustavo Dias de Almeida Neto, representantes dos pais, Gustavo Lousado de Almeida e Andreis Pereira Lima, representantes do estudantes, José Bonfim, representante dos funcionários, Irenice e Iraci representantes dos professores, Ivete representante da comunidade e os gestores Ivan silva e Francisco Assis, já começaram a efetivar os consensos necessários em prol do que deve ser feito na escola.
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