A revista Pátio Ensino Médio é um periódico da editora Artmed voltado para o compartilhamento de problemas comuns e atitudes de sucesso dentro deste segmento de ensino e serve de fio condutor entre as escolas de Ensino Médio de todo o país.
Na edição de número 11 o tema central é o que os jovens esperam do currículo escolar e como motivar essa Geração Y bombardeada de informação desde a mais terna idade e que, segundo pesquisa usada pela revista, vê a escola atual com desinteresse.
Toda a equipe do Colégio Rômulo Galvão se sente orgulhosa de ter sido convidada a participar da seção Contexto da dita edição, que mostra, com exemplos, as atitudes de três escolas nacionais - uma particular e duas públicas - para motivação dos jovens. O Rômulo mostrou os frutos do Programa Ensino Médio Inovador em associação ao Programa Mais Educação ambos promovidos pelo MEC.
Como dito na reportagem, 200 horas a mais de estudos mantém os alunos no colégio durante dois turnos do dia - das 7h10m às 17h40m. Em um turno eles assistem as aulas "tradicionais" do currículo do Ensino Médio e após o almoço servido pelo colégio os alunos se dirigem para atividades como arte, geociências, esportes, rádio e jornalismo e aulas práticas de química e física. Há ainda a possibilidade de escolherem dentro das atividades do ME que são futsal, tênis de mesa, fanfarra, caratê, capoeira, letramento, mídia, matemática, xadrez e prevenção e promoção a saúde que acontece no horário do almoço.
O gestor Williams Brandão nos representou numa entrevista cheia de merecidos elogios ao atual desenvolvimento da unidade escolar e como exemplo citou o fato de três dos quatro trabalhos enviados a 1ª Feira de Ciências da Bahia terem sido selecionados. Nas palavras de Williams: "Com certeza, esse resultado está relacionado à presença de uma laboratório na escola e ao fato de termos uma aula de experimentação".
A reportagem pode ser vista abaixo (clique na imagem para ampliar) :
página 3 |
página 4 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário