"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sábado, 17 de dezembro de 2011

Merenda Especial de Natal

    

     Nesta época do ano alguns alimentos aparecem para compor a mesa dos brasileiros. Os alimentos típicos de Natal trazem consigo simbolismos que mantêm as tradições da data cristã e sabores que guardamos durante todo o ano. Entre esses alimentos o panetone é, sem dúvida alguma, o mais tradicional, com sua origem no norte da Itália, país majoritariamente católico.

    [Segundo a lenda propagada, um jovem padeiro chamado Tone quis impressionar o pai da moça por quem se apaixonou e para isso criou um pão que dentro tinha frutas cristalizadas oferecendo-o ao possível sogro.].
  
    O Queijo do Reino é uma ligação nossa com a terra dos Açores e, assim como o panetone, é uma fonte de conhecimento que também remete as tradições cristãs do Natal, visto que Portugal é também um país majoritariamente cristão.

     O Queijo do Reino tem este nome, pois era produto comum de importação vindo de Portugal  na época que ainda éramos colônia portuguesa, apesar de ser uma derivação do queijo Edam holandês. No período do Segundo Reinado o queijo passou a ser produzindo na região da Mantiqueira em Minas Gerais e é dessa região ainda hoje que vem a maior parte da produção fornecida ao comércio brasileiro.

   [O Queijo de Reino símbolo da época natalina tem uma característica que o torna especialmente americano: a camada vermelha que envolve o queijo que feita desde sempre com uma mistura de urucum e é uma das provas do comércio entre os ameríndios e os europeus.].

      No clima das festividades o Rômulo Galvão ofereceu aos alunos o sabor do Natal na merenda escolar do dia 08 de dezembro. Os alunos e professores saborearam Queijo do Reino e Panetone e o gosto da história que estes alimentos carregam.

A preparação
A distribuição
A fila
O sabor do Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário