"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parlamento Jovem 2011: secretaria divulga lista de pré-selecionados

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, na sexta-feira (1/07), a lista com os 24 projetos de lei pré-selecionados para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Os trabalhos, elaborados individualmente, já foram encaminhados ao Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em Brasília, onde passam por nova seleção. Apenas seis autores serão convidados a defender suas ideias durante a jornada parlamentar simulada, que acontecerá de 26 a 30 de setembro, na Câmara dos Deputados.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, na página do Parlamento Jovem, na internet. Conheça aqui os 24 estudantes pré-selecionados e saiba sobre o que versam os projetos de lei elaborados por eles.

Neste ano, o tema foi livre e os projetos puderam ser inspirados em qualquer uma das áreas das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro, desde que a proposta fosse relevante e positiva para a sociedade. As áreas são: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.



Participam do programa estudantes com idades entre 16 e 22 anos, matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou particulares. Lara Carneiro, técnica da coordenação de Articulação Escola e Comunidade, da Secretaria da Educação do Estado e coordenadora do Parlamento Jovem na Bahia, avalia a experiência como enriquecedora. “O concurso instiga os estudantes a pensarem no coletivo, na sociedade, no nosso país. Eles voltam mais empenhados, mais determinados a continuar os estudos, além de conhecerem a dinâmica da Câmara dos Deputados, o processo legislativo”, diz.

Thiago Rocha (Colégio Estadual Governador Paulo Souto, de Inhambupe) é um dos deputados jovens de 2010. “Foi uma experiência fantástica, única, a melhor semana da vida de todos que participaram”. “O aprendizado foi muito significativo e construí amizades. Em parte, aconteceu como eu pensava que aconteceria, mas superou as minhas expectativas. Quero frequentar a câmara de vereadores da minha cidade, interagir mais com eles e, é claro, seguir os meus estudos”, completa o jovem deputado. O projeto de lei elaborado por Thiago busca incentivo para jovens que cometeram atos de infração voltarem ao mercado de trabalho.

Por ascom2
Criado 01/07/2011 - 3:27pm



















Nenhum comentário:

Postar um comentário