"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

terça-feira, 10 de maio de 2011

Enem 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação aplicada para medir o nível de aprendizagem dos alunos e garantir vagas nas universidades. A princípio o exame foi criado apenas com a finalidade de diagnóstico, mas hoje ele é considerado um verdadeiro passaporte para o ensino superior.
O ENEM já existe desde 1998, porém foi reformulado em 2009 e se tornou um tipo de processo seletivo para muitas instituições. Essa nova proposta foi apresentada pelo Ministério da Educação e apoiada pelo Governo Federal para democratizar a educação superior no Brasil. Quem faz o exame possui a chance de ingressar numa faculdade pública ou particular, basta se inscrever nos programas SiSu e Prouni.
As instituições que adotam o Enem no processo seletivo possuem total liberdade para usar a nota da maneira mais conveniente. Muitas adotam o exame como a primeira fase do vestibular e outras usam a prova para distribuir as vagas remanescentes. É por meio do Enem que os jovens de baixa renda também conquistam bolsas de estudos em instituições privadas, a partir da inscrição no Prouni.
As provas do Enem 2012 seguem a linha das duas edições anteriores, assumindo papel decisivo para as pessoas que desejam ingressar em boas universidades. O processo seletivo acontece em dois dias, testando os conhecimentos que os candidatos adquiriram ao longo do Ensino Médio. As provas possuem questões objetivas e uma proposta de redação dissertativa.
As questões do Enem 2012 estarão relacionadas às mesmas abordagens dos anos anteriores: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O INEP não quer fazer mudanças estruturais na prova, mas quer evitar polêmicas nessa edição do Enem.
Fonte: http://www.mundodastribos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário