"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ABERTURA DO ANO LETIVO


A abertura do nosso ano letivo 2018 como sempre foi de forma muito dinâmica com uma acolhida bem motivadora. Funcionários, professores e equipe gestora foram até o portão da escola para acolher aluno por aluno com uma salva de palmas e um sorriso contagiante no rosto. Nossos alunos entraram na escola como se fossem numa passarela, cheios de autoestima e dignidade.




 O gestor Ivan Silva, acolheu a todos com palavras de incentivo e encorajamento. Foi feita a apresentação do corpo docente e do corpo administrativo. Os alunos remanescentes acolheram os novos alunos, tecendo depoimentos sobre os projetos desenvolvidos no colégio nos anos anteriores.

Foi realizado um momento de descontração, acolhida e de orientações.  





 Apresentou-se um vídeo com a retrospectiva de todas as ações desenvolvidas pela escola no ano antecedente. Acolhida, diagnóstico, criatividade foram palavras que se inspiraram nos primeiros dias de aula de nossa Unidade Escolar.







quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

JORNADA PEDAGÓGICA 2018


Nos dias 05,06 e 07 de Fevereiro do ano em curso, foi realizada a primeira etapa da nossa Jornada pedagógica, com o objetivo de promover a organização das ações educativas, no âmbito da unidade escolar, por meio de momentos de reflexão e discussão sobre os eixos estruturantes da SEC para o biênio 2017-2018, como norteadores do planejamento do ano letivo de 2018.



A escolha do tema da Jornada Pedagógica 2018 Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI é um convite à comunidade escolar para reflexão sobre utilização do território como espaço de aprendizagem. Um dos objetivos é que os estudantes conheçam o lugar em que vivem. Como é o bairro/ Comunidade, que pessoas moram ali, que formas de expressão cultural os moradores utilizam, que histórias são contadas (e que histórias não são).  



Uma segunda razão para a utilização do território como espaço de aprendizagem é que esta estratégia ajuda os estudantes a construírem sentido para o aprender a partir de vivências e práticas culturais concretas: as relações que estabelecem, os saberes que já trazem para a escola, as crenças e valores com os quais se identificam. É no território que as distinções culturais e sociais, dadas pela geografia e pela história, se estabelecem e se reproduzem. Sair da escola e estar no território permite aos jovens identificar suas características, vivenciar os conflitos que ali se estabelecem e propor soluções para enfrentá-los.