"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sábado, 26 de novembro de 2016

COLEGIADO ESCOLAR E DIREÇÃO FAZEM MUTIRÃO PARA PINTAR O COLÉGIO RÔMULO GALVÃO DE ELÍSIO MEDRADO.

Um exemplo de cidadania e maturidade que mais uma vez é proporcionado pelo Colégio Rômulo Galvão de Elísio Medrado.


Pais, alunos, professores, funcionários, equipe gestora e voluntários arregaçaram as mangas e decidiram dar um novo visual para a unidade Escolar.
A iniciativa foi decidida pela ação do colegiado escolar, liderada por Gustavo Dias de Almeida Neto, pai de aluno, presidente do conselho.  O colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Isto significa que o colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.


Foi com essa intenção de estreitar os laços de amor entre a escola e a  comunidade  que o colegiado escolar em parceria com a equipe gestora promoveu esta atitude de cidadania.


Para o presidente do colegiado escolar, O Pintor Gustavo Dias de Almeida Neto, conhecido popularmente com Tavinho. “Esta inciativa só foi possível pelo nível de maturidade que os membros da comunidade escolar têm aqui no Rômulo Galvão. A escola vem desenvolvendo há tempos, conscientização a respeito da preservação do Ambiente Escolar, promovendo limpeza das áreas externas do colégio, entre outras atividades. Fiquei feliz com a satisfação no rosto dos alunos, pais e voluntários na realização do trabalho hoje.”


O Gestor do Colégio Rômulo Galvão, Ivan silva, que também arregaçou as mangas junto aos presentes, disse: “Se emocionar com a bela atitude de preservação do Patrimônio escolar pelos pais, estudantes, funcionários, professores e voluntários. Ver de perto o esforço de cada voluntário ali presente no mutirão foi emocionante. Pois o que se ver  em muito lugares são atitudes de depredação do patrimônio e aqui neste espaço, se ver o contrário, alunos que fazem questão de preservar, de melhorar o ambiente e ser parte integrante da escola.”

Para o Vice - Gestor, Francisco Assis, que já desenvolve na escola este trabalho de conscientização do ambiente escolar. “Cuidar do patrimônio que seus filhos estudam, é o mesmo que cuidar da própria casa. A recompensa é  o prazer de trabalhar em um ambiente mais adequado e revitalizado.


Participaram do mutirão 45 (quarenta e cinco) voluntários da comunidade Escolar, o espaço pré-determinado pela Equipe gestora, o Pavilhão Central,  foi todo pintado e revitalizado, faltando apenas o segundo pavilhão que será pintado em breve,  através de outro mutirão, já solicitado pela turma presente no evento de hoje.
Vale ressaltar que a aquisição do material para pintura foi de responsabilidade da escola, já a mão-de-obra foi realizada pelos voluntários convidados pelo colegiado escolar.


Segundo o gestor escolar e o presidente do colegiado, a escola não é apenas nossa, é também  do aluno, do pai e de toda a comunidade, portanto, devemos cuidar dela com todo zelo e responsabilidade, pois unidos, podemos fazer muito pelo bem estar de todos.










sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alunas do Rômulo Galvão se destaca na Olimpíada de língua portuguesa 2016



Sobre a orientação das professoras de língua portuguesa: Edilene Santos Sandes e Aline de Almeida Santos, as alunas: Andressa Sucupira do 3º ano e Paloma Castro do 1º ano tiveram seus textos selecionados pela etapa local da Olimpíada Brasileira de Língua portuguesa.



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.



Ao longo do ano são organizadas comissões julgadoras que selecionarão os textos segundo os critérios da Olimpíada, nas etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.