"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mais uma vez alunos do Rômulo Galvão foram destaques nos Projetos Intersetoriais - Etapa Regional

Nos dias 15 e 16 de setembro do ano em curso, o Núcleo Regional de Amargosa 09, realizou a etapa Regional dos Projetos Intersetoriais: AVE, TAL, FACE, EPA, PROVE , DANCE. FESTE E ENCANTE. A disputa foi acirrada com a boa qualidade dos projetos apresentados pelas escolas.


O Colégio Rômulo Galvão se destacou mais uma vez com o 1º LUGAR na categoria EPA: com o Projeto: Serra da Jiboia apresentado pelos alunas: Ana Vitória Santos, Érika Gaspari, Flávia Brito, Mileíde Santos e pelo aluno Isaías Neto.


Obtiveram também o 2º LUGAR: no FACE: Xaxado da Cultura (Compositor: Cleiton
Santos de Jesus e Intérprete: Ana Vitória Santos) e no ENCANTE: cujo tema apresentado, foi o título Vozes do Paraíso (Regente: Pastor Arivalter Vidal Sales; Coral: Mileíde, Gracineide, Érika, Luis, Vitória, Dandara, Fabiana, Paula, Jamile Silva, Jhonatas, Flávia, Maiara, Maíra, Camila, Alisson, Juareis, Jamile Cruz, Luana e Adeilton).





Nosso Colégio se destacou também com o projeto PROVE, obtendo o 3º LUGAR, com o documentário Luta Contra o Estupro (Andressa Sucupira, William Anderson e Adailton Fagundes). 





Parabéns para todos os alunos que fizeram bonito nesta etapa tão importante em Amargosa. Parabéns a todos os estudantes pelas belas apresentações!


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Colégio Rômulo Galvão de Elísio Medrado, tem o segundo melhor IDEB da Bahia!



Mais uma noticia boa para o Colégio Estadual Democrático Professor  Rômulo Galvão do município de  Elísio Medrado – Bahia do Núcleo Regional de Amargosa 09. Após o Colégio ser considerado  uma das 18 unidades escolares de várias partes do mundo, escolhida como experiência exitosa de gestão democrática e protagonismo estudantil pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da  UNDIME e da UNESCO, a escola agora se destaca pelo seu IDEB 2015.


O Colégio Rômulo Galvão, obteve a nota 5.2 (Cinco ponto dois) do IDEB 2015, superando a meta que era para 2019. Este resultado é o segundo melhor de  todo o estado da Bahia. Isso graças a determinação dos alunos e a um trabalho sério realizado por toda a equipe da Unidade Escolar, através  de uma Gestão Democrática que protagoniza e valoriza as ações de seus estudantes.



O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O índice representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.



A comunidade Escolar do município de Elísio Medrado está em festa com este resultado, motivo de orgulho para os pais, estudantes, funcionários da escola, professores, colegiado escolar e equipe  gestora.



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O Gestor Ivan Silva foi Entrevistado pela Rádio Vale FM

No dia 02 de setembro do ano em curso, o Gestor Ivan Silva foi entrevistado pelo Locutor Naldo Filho da Rádio Vale FM de Amargosa. No Diálogo o Gestor falou do reconhecimento que o Colégio recebeu referente a uma publicação do Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que colocou o Rômulo Galvão como um exemplo de Gestão Democrática e protagonismo estudantil me nosso país.


Na oportunidade o Gestor ressaltou a importância de se trabalhar como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar e que o sucesso deste trabalho é fruto desta união: professores, funcionários, estudantes, família e colegiado escolar.



Falou-se também do trabalho realizado dos alunos na oficina de Rádio e jornalismo, entre outros assuntos de interesse da comunidade escolar de Elísio Medrado.