"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ABERTURA DO ANO LETIVO 2016 !

No dia 29 de fevereiro, aconteceu a abertura do ano letivo 2016 do Colégio Estadual Democrático Professor  Rômulo Galvão, o gestor Ivan Silva, acolheu a todos com palavras de incentivo e encorajamento.


Foi realizado um momento de descontração, acolhida e de orientações.  Apresentou-se um vídeo com a retrospectiva de todas as ações desenvolvidas pela escola no ano anterior.


Foi feita a apresentação do corpo docente e do corpo administrativo. Os alunos remanescentes acolheram os novos alunos, tecendo depoimentos sobre os projetos desenvolvidos no colégio do ano de 2015.






sábado, 13 de fevereiro de 2016

Jornada Pedagógica no Rômulo Galvão 2016! Práticas que Educam: Responsabilidade de todos, compromisso da escola.


Nos dias 11,12 e 13 de Fevereiro de 2016, reuniram-se a Equipe Gestora, professores, funcionários e Colegiado Escolar para realizarem a Jornada pedagógica 2016. Cujo  tema foi: Práticas que Educam: Responsabilidade de todos, compromisso da escola.



A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes.


Objetivo Geral
 Promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das unidades escolares.


Objetivos Específicos
Planejar Fortalecer práticas educativas promotoras da aprendizagem dos estudantes, no âmbito das unidades escolares.
Socializar metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes para o fortalecimento da prática docente.
Promover momento de planejamento coletivo na unidade escolar.
Legitimar os saberes dos sujeitos como ponto de partida para o acesso a outros conhecimentos.
Incentivar a prática de leitura em todas as áreas do conhecimento, como elemento estruturante do processo de aprendizagem para formação do leitor e escritor competentes.