"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Campeonato do JER – Jogos Estudantis do RG / FUTSAL

No mês de setembro, dias 28, 29 e 30  Foi realizado na quadra do Colégio Rômulo o torneio interno de FUTSAL. Com a realização do Torneio de Futsal pretendemos conseguir notoriedade e visibilidade em torno da prática desportiva, criando um envolvimento entre as diversas turmas, proporcionando um intercâmbio entre os alunos do Rômulo.



Vários times foram formados tanto do masculino quanto do feminino e como resultado final. Tivemos:  
Masculino: Campeão: Bagaça /Vice- campeão: Merengues FC
Feminino: Campeão: Friends Never Die/ Vice- campeão: The Girls


As aulas de educação física são de extrema importância na formação e no desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras dos alunos. Vale lembrar que o estímulo e o incentivo devem partir do professor onde o mesmo deve mediar e orientar tal formação.





Dessa forma é importante que se coloque em prática o seu aprendizado. Com esse pensamento estamos propondo a realização dos jogos estudantis do Rômulo Galvão com o intuito de promover a interação social entre os alunos e para que os alunos possam colocar em prática os seus conhecimentos sobre as modalidades desportivas desenvolvidas nos jogos.






A competição é elemento fundamental do esporte, que dá sentido a sua existência, e é nela que a manifestação do esporte se realiza em sua plenitude. Portanto, qualquer ação orientada para o ensino e aprendizagem do esporte não está desvinculada da necessidade de se aprender a competir. O referido torneio tem por objetivos, além da prática desportiva, a amizade, a coletividade e a diversão, fundamental para fluir a unidade e o respeito dentro do esporte, além da integração entre os alunos e professores.




sábado, 19 de setembro de 2015

“Colégio Rômulo Galvão” de Elísio Medrado foi destaque na culminância dos projetos Inter setoriais do NRE 09 de Amargosa.

A culminância dos Projetos Intersetoriais: AVE, TAL, FACE, EPA, PROVE e DANCE. Foi realizada nesta quinta-feira, dias 16 e 17/09/15, no Espaço Gourmet em Amargosa, onde contou com diversas escolas estaduais de  20 municípios do núcleo regional de Amargosa 09, com a presença de mais de mil alunos.

O colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, se destacou mais uma vez,  conseguindo o 1º lugar no EPA (Educação Patrimonial e Artística) apresentando o  LUGAR: A CULTURA DA MANDIOCA EM ELÍSIO MEDRADO: RAÍZES DE UM POVO por DAYANA, LAÍS, ISRAEL, HARISSON, NAIARA,


e 1º lugar no FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) com a música cujo titulo MOLEJO DA BAHIA. AUTOR: CLEITON JESUS e INTÉRPRETE: ANA VITÓRIA que fez o publico se encantar com a sua interpretação.


E 3º lugar no PROVE (Produção de Vídeos Estudantis) cujo tema apresentado foi a CRIMINALIDADE – por  ANDREIS, IURI e ANTONIO NETO.


O TAL apresentado por  JAMILE CRUZ E JUAREIS FILHO

 e  o AVE apresentado por  MILEIDE E ERICA GASPARI,


assim como,  o DANCE apresentado por ANA VITÓRIA E JAMILE SILVA também foram muito aplaudidos pelo público presente.


“A comunidade de Elísio Medrado pode se orgulhar destes talentos que são a cada dia incentivados e preparados por nossa equipe “família Rômulo Galvão” que é  competente e se esforça ao máximo para realizar um trabalho de qualidade  na educação de Elísio Medrado.”  Diz o Gestor Ivan Silva, emocionado.

Tais projetos constituem uma categoria de ação composta por um conjunto de projetos que, além de programarem políticas educacionais, buscam a reestruturação dos processos e gestão pedagógica, a diversificação e inovação das práticas curriculares, como consequência e foco principal, a melhoria das aprendizagens.




quinta-feira, 10 de setembro de 2015

GINCANA LITERÁRIA NO RÔMULO GALVÃO

No último dia 10 de setembro, ocorreu no Colégio Rômulo Galvão uma Gincana Literária com alunos de três turmas do 2º ano do Ensino Médio, avaliando seus conhecimentos sobre os movimentos realista e naturalista no Brasil.


A gincana foi uma atividade bastante interessante e enriquecedora: Produção de poesias, paródias, vídeos; Brincadeiras como “Torta na cara”, envolvendo perguntas sobre os Movimentos Literários e seus maiores escritores com algumas de suas obras. E o encerramento se deu brilhantemente com um caça ao tesouro relacionado ao tema.


Foi uma gincana empolgante, divertida e muito produtiva. Ela foi sinônimo de aprendizagem, interação, respeito, socialização, descoberta de talentos, alegria e muita diversão. 



A gincana foi coordenada pelo professor Gilberto Neri.