"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

I CONFERÊNCIA ESCOLAR INFANTO JUVENIL SOBRE O MEIO-AMBIENTE NO RÔMULO GALVÃO!

Aos vinte e seis dias do mês de agosto de 2013, reuniram-se professores, gestão, aprendizes, funcionários desta instituição e representantes da comunidade para participarem da I Conferência Escolar Infanto Juvenil sobre o Meio-Ambiente. O Gestor Ivan Silva fez a abertura agradecendo a todos os presentes pela participação e salientando a importância dessa Conferência para o aprendizado e para a preservação do meio-ambiente. Logo após, a aprendiz Nara, do 1ª médio A, do turno matutino, declamou a poesia “Canção de Exílio”, de Gonçalves Dias. Dando continuidade, o professor e articulador da Com-Vida Joelson Santana Ribeiro fez sua explanação acerca da Conferência, suas etapas e importância para os aprendizes e para toda a comunidade. Nesse momento, o grupo de aprendizes da Com-vida escolar fez a apresentação da paródia sobre a “Conferência na Escola”. Logo após, a aprendiz Martha da 8ª série, do turno Matutino, falou sobre a relevância da participação dos jovens nessa conferência e sobre os critérios para a escolha dos delegados. Nesse momento, iniciou-se a apresentação dos projetos: Tema ÁGUA: “Aproveitamento da água da chuva”, com OS ALUNOS Miguel e João da 6ª série, matutino; “Água e solo”, com a aluna Camila Neri, do 2º ano Médio B, matutino; “Tratando a água”, com a aprendiz Geovana, do 2º ano Médio A, vespertino; “Pensar na água é pensar na vida”, com a aluna Jailza, do 2º ano Média A, noturno; “Recuperação e preservação das nascentes do rio Jacutinga”, com as alunas Taiane e Ane, do 3º ano Médio A, vespertino; “Água fonte de vida”, com Milze dos Tempos Formativos VI A, noturno. Tema FOGO: “Uso da Energia solar”, com a aluna Ana Vitória, da 7ª série, vespertino. Tema TERRA: “Horta sustentável”, com o aluno Gustavo da 8ª série, matutino; “Soldados da Limpeza”, com a aluna Beatriz, do 1º ano Médio, matutino; “Cidade sem Lixo”, com a aluna Nara, do 1º ano B, matutino; “Projeto de papel – PROJEPEL”, com a aluna Raily, do 3º ano Médio A, matutino; “Lutando contra o desmatamento a favor da vida”, com o aluno Wellington, do 3º ano Médio B, vespertino. Encerradas as apresentações, iniciou-se a escolha do melhor projeto por meio de votação em ficha impressa.  O projeto que obteve 80% de aprovação foi “Projeto de papel – PROJEPEL”. Assim sendo, foi feito a escolha do delegado e seu suplente. Sendo os escolhidos pela maioria dos presentes, a aluna Martha Peixoto da Silva, 8ª série, 13 anos, sendo a delegada e Ana Vitória Silva Santos, 7ª série, 12 anos, como suplente. Logo após, o professor e representante da Com-vida Joelson Santana Ribeiro agradeceu a todos os presentes e encerrou a Conferência.










terça-feira, 20 de agosto de 2013

Visitação da Unidade Móvel do Projeto Educação com Energia da Coelba no Rômulo Galvão!

Nos dias 15 e 16/08/2013, tivemos o prazer de receber em nossa Unidade Escolar, a unidade móvel do Projeto Educação com Energia da Coelba, viabilizada pela parceria COELBA / SEC / FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO/CANAL FUTURA. Totalmente adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, o caminhão da Coelba se transforma em uma sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados, a exemplo de iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telão de LED entre outros. Na ocasião, nossos estudantes e a comunidade escolar  receberam orientações, através de exibição de filmes e palestras, sobre o uso seguro e racional da energia. Como forma de incentivo à participação, os clientes da Coelba que apresentaram a última conta de energia também receberam três lâmpadas fluorescentes econômicas e cartilha com dicas de economia de energia. As palestras, foco principal da ação, estiveram relacionadas ao uso racional e seguro da energia.

Nossos alunos ficaram encantados com o trabalho desenvolvido pela pedagoga Cristiana e sua equipe, que realizou palestras e exibições de vídeos visando estimulação para a Feira de Ciências e sensibilização para o uso correto da energia elétrica. As orientações foram muito válidas quanto ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, contribuindo para mudança de hábitos de consumo, redução do valor da conta  entre outros fatores.










sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PROJETOS ESTRUTURANTES DO RÔMULO GALVÃO 2013

No dia 08 de agosto, foi realizada no Colégio Rômulo a etapa escolar  dos projetos estruturantes: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA), com vistas à consolidação das experiências criativas nas distintas linguagens artísticas (literária, musical, visual, fílmica, patrimonial), que sedimentam as inovações nos métodos educativos e reconstroem novas formas de aprendizagens, promovendo a autonomia estudantil na produção dos distintos saberes. Confira os projetos vencedores:

EPA: Igreja Nossa Senhora da Conceição/ autora: Karine dos Santos Moraes (aluna do 4º Normal)

AVE: O Mundo Vira Teatro autor: Douglas Galvão (aluno do 1º ano do EMI); Brasil em Progresso autora Ana Vitória Santos (aluna da 7ª Série); Brasil Multicolor autor Diego Almeida (aluno do 2º Ano do EMI);

TAL: Esquecidos autora Jamile Cruz (aluna da 7ª Série); Voltando ao Berço Esplêndido autora Nara Galiza (aluna do 1º ano do EMI); Desabafo autor Juareis Filho (aluno da 7ª Série); Lamentos de Amor autora Geovana dos Santos (aluna do 2º Ano do EMI).

FACE: Salve Bahia autora Tainá Alves (aluna do 4º Normal); Meu Brasil autora Mileide Santos ( aluna da 7ª Série); Viver sem Preconceito autor Luis Henrique (aluno da 7ª Série).


















quinta-feira, 1 de agosto de 2013

2ª AULA DE CAMPO, INTERDISCIPLINAR: ROMPENDO OS LIMITES DA SALA DE AULA

No dia 30 de julho, foi realizada a segunda aula de campo, interdisciplinar do Colégio Rômulo do ano de 2013. A observação é a principal ferramenta a ser utilizada durante um trabalho de campo. Ela requer conhecimento e, além disso, um envolvimento dos alunos. Foram visitados:  Observatório Astronômico Antares que é um centro de pesquisas nas áreas de astronomia, astrofísica, física solar e de sensoriamento remoto, estando interligado aos mais importantes centros astronômicos e astrofísicos do mundo e o  Museu Parque do Saber  um museu de ciências que também fala da história e cultura de Feira de Santana (BA).