O Dia do Folclore foi criado em 1965 através de um decreto federal e desde então é comemorado no dia 22 de agosto. A nossa escola não deixou a data passar sem mostrar para os estudantes a importancia deste dia e realizou a cuminância do projeto "Folclore sempre vivo".
Chamamos de Folclore o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
O termo foi criado por William John Thomas (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". A palavra "Folk", em inglês, significa "povo" e "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Aqui no Rômulo, o professor Fábio Cruz da disciplina de Educação Física fez uma bela parceria com a professora de Arte, a Pró Marinalva, e promoveram atividades em comemoração ao Dia do Folclore tais como apresentações de: ritmos musicais regionais, brincadeiras tradicionais, manifestações religiosas (como o Terno de Reis), dramatizações de lendas e ainda a interpretação da obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-pau Amarelo, por parte da galera do 3º Ano Normal.
Fontes de pesquisa:
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diafolclore4.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-folclore.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/home.html