"O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele". Emmanuel Kant

quarta-feira, 25 de abril de 2018

EDUCAÇÃO ESPECIAL


DOMINGOS, UM ALUNO MUITO ESPECIAL!

Este ano tivemos a honra de receber um aluno muito especial e muito querido na modalidade do ensino médio de nossa unidade escolar. Ele se chama Domingos José dos Santos, morador da localidade da Jacutinga, um aluno cego, que venceu todas as barreiras e conquistou seu espaço no Rômulo  com sua inteligência, carisma, gentileza e amizade.


Na perspectiva da Educação inclusiva, o Rômulo Galvão procurou garantir todos os direitos do aluno Domingos, formando uma parceria entre alunos, docentes, equipe gestora e família.
A inclusão de Domingos na classe comum apesar das dificuldades iniciais foi logo superada, graças ao acolhimento da turma, professores, funcionários e Equipe Gestora que assim puderam proporcionar uma educação mais justa apropriada a realidade do aluno. Isso foi de fato, uma conquista que teve que ser feita com muito trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem.


  


Tal postura enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos os alunos, sem exceção, têm direito, pretendendo significar que todos os alunos devem (ou têm o direito de) ser incluídos no mesmo tipo de ensino.
É muito gratificante ver nossos alunos se comunicando com Domingos e se integrando, bem como, perceber as conquistas do nosso aluno, na participação efetiva dos projetos, e eventos da escola.

terça-feira, 17 de abril de 2018

COLÉGIO RÔMULO GALVÃO MOBILIZA ESTUDANTES E REALIZA ELEIÇÃO DE LÍDERES DE CLASSE 2018.


No dia 17 de abril de 2018, o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, mobilizou todos os estudantes da Unidade Escolar para o processo de eleição geral de líderes de  classe. Essa prática já é uma realidade aqui em nossa Instituição de Ensino há muito tempo,  e visa promover o empoderamento juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas de nossa escola, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa.


O período de mobilização levou mais de uma semana e foi um momento  ímpar de cidadania, a iniciativa promoveu uma potencialização na dimensão política e cidadã e de empoderamento estudantil.







A eleição ocorreu de forma democrática com voto secreto e acompanhada por uma comissão eleitoral em cada sala.


Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino.












Dentre as competências dos líderes, estão: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe; elaborar um Plano de Ação relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

Os alunos escolhidos para representarem as suas respectivas  turmas foram:



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Projeto Escola e Comunidade por uma Cultura de Paz: Mais uma iniciativa de sucesso do Colégio Rômulo Galvão, em Elísio Medrado.

O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado, concluiu com êxito, mais uma vez, outro Projeto pedagógico de cunho interdisciplinar, envolvendo as turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino médio.


Desde Fevereiro na primeira semana de aula, os professores vinham trabalhando temas voltados para a CULTURA DE PAZ, visando os problemas mais persistentes e perceptíveis, e que, por sua vez dificultam uma vida mais tranquila. 
A paz é a base para uma sociedade mais harmoniosa e justa. Ela perpassa por níveis da vida, seja individual ou coletivo, permeando desde o “ser” em particular, o seio familiar e a vida coletiva, profissional, política, religiosa, econômica, etc.
Neste projeto nossa escola teve um papel preponderante na discussão de temas e estimulo ao posicionamento crítico e reflexivo diante de temas que interferem na vida de todos nós. Assim, diante das séries de problemas vivenciados pela comunidade onde a nossa escola atua, indicamos os temas: ÁGUA, VÍCIOS E A INTOLERÂNCIA a serem trabalhamos como conteúdos a serem problematizados, refletidos, criticados e discutidos para que cada um possa compreender seu papel para manutenção da paz nos seus diferentes níveis.






Diversos fatores podem gerar a violência e suprimir a paz, desde a falta de auto aceitação ou o respeito ao próximo, ate a falta de justiça social. Por isso, percebemos nitidamente que a FALTA DE ÁGUA, O AUMENTO DO NÚMERO DE VÍCIOS E VICIADOS E O AFLORAMENTO DE ATITUDES INTOLERANTES, traz para todos nós, grandes inquietações que não podem passar despercebidos pela escola, pois gera uma gama de desgastes nas relações das pessoas consigo mesmas e com as outras, tornando a paz cada vez mais difícil de ser alcançada.
Esses temas foram dialogados no decorrer desta Primeira Unidade, problematizados e aceitos como frutos da própria cultura humana, e, portanto, compreendidos que todos nós contribuímos de alguma maneira para sua existência em maior ou menor grau, ou ainda, como sujeito ativo, passivo ou omisso.



Depois de estudado, debatido, pesquisado e dialogado os temas geradores da CULTURA DE PAZ, nossos alunos deram um show de apresentações na culminância do Projeto.
E as turmas do 1º ano foram as primeiras a apresentar de forma criativa a culminância do projeto, cujo tema refletido por eles, foi:  ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A FALTA DE ÁGUA. Nessa dinâmica as turmas de 2º e 3º ano foram chamadas para assistirem as suas apresentações e juntos socializarem o debate e a reflexão do tema abordado.
Na semana Seguinte, foi a vez das turmas do 2º ano a se apresentar. O tema foi: ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A O AUMENTO DO NÚMERO DE VÍCIOS E VICIADOS. Na mesma dinâmica anterior, porém, tendo como expectadores as turmas do 1º e 3º ano.
E por último, foi a vez das turmas do 3º ano que de forma muito criativa, abordou o tema:  ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE O AFLORAMENTO DE ATITUDES INTOLERANTES. Agora tendo as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como público ouvinte.
As apresentações foram realizadas em três períodos, uma a cada semana do mês de maio do ano em curso.
 Perceber como a falta de água, o aumento do número de vícios e viciados e o afloramento de atitudes intolerantes  afetam nossa comunidade e  Sensibilizar os participantes sobre a importância de nossas ações para minimizar os problemas enfrentados em nossa comunidade e Estimular atitudes que fomentem uma cultura de paz, foram sem dúvidas os objetivos alcançados pelos nossos alunos neste projeto.
Em fim, mais uma vez um projeto concluído com sucesso no Rômulo Galvão, que, com certeza, contribuirá para uma CULTURA DE PAZ entre a escola e a comunidade do município de Elísio Medrado.